ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MPE pede para Estado acabar com superlotação de Unei

Redação | 30/07/2009 16:48

O MPE (Ministério Público Estadual) ingressou com ação civil pública para obrigar a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) a adotar medidas para acabar com a superlotação da Unei (Unidade Educacional de Internação) Masculina Laranja Doce, em Dourados, a 230 quilômetros da Capital.

A unidade foi construída para receber 28 adolescentes, com capacidade máxima para 48. No entanto, 61 menores dividem o local, segundo os promotores da Infância e Juventude, Amílcar Araújo Carneiro Júnior, e de Direitos Humanos, Cristiane Amaral Cavalcante.

O objetivo é obter na Justiça liminar para obrigar o Estado a melhor as condições de acomodações, acabar com a superlotação e com as más condições de saúde da Unei. O MPE classifica a situação como "calamitosa".

Os adolescentes estavam em locais com grades, sendo que não havia distinção de idade ou infração na colocação dos internos nas celas. As condições salubres de higiene e acomodação (falta de camas e colchões) culminou em intensa rebelião no dia 28 de julho. Outro problema apontado pela ação é a existência da chamada "Cela-forte", um local de custódia inadequado.

Nos siga no Google Notícias