ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MPE reunirá promotores para traçar estratégias do Programa Brasil Transparente

Bruno Chaves | 05/02/2014 14:28

Mais de 60 promotores de Justiça atuantes na área do Patrimônio Público irão se reunir no MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) durante encontro de trabalho sobre o Programa Brasil Transparente, da CGU (Controladoria Geral da União). A reunião acontecerá na sexta-feira (7), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, às 13h30.

Representantes do MPF (Ministério Público Federal) e da CGU do Estado participarão da reunião, segundo a assessoria de imprensa do MPE/MS. Este será o segundo encontro com a participação de todos os Promotores de Justiça que atuam na área do Patrimônio Público para tratar a questão de transparência em Mato Grosso do Sul. A primeira foi realizada em outubro de 2013.

Após o primeiro encontro, trabalho realizado pela CGU com o intuito de conhecer a realidade das cidades do Estado concluiu que a situação dos municípios de Mato Grosso do Sul não é “nada boa” em relação à transparência da gestão e gastos do dinheiro público.

Essa conclusão foi documentada e o relatório será colocado em discussão no encontro dessa semana. Os integrantes da reunião pretendem traçar estratégias de atuação para mudar o cenário preocupante, conforme explicou a promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal dos Santos.

Projeto – Buscando implantar a criação e implementação dos sites de transparência e de serviços de informação ao cidadão, em atendimento as leis de Transparência e de Acesso à Informação, o Projeto Brasil Transparente tem como objetivo fomentar e efetivar a transparência ativa e passiva dos municípios brasileiros.

Em parceria com o MPF e a CGU, o MPE/MS vai ajudar as cidades sul-mato-grossenses a integrar o programa. Para a promotora Cristiane, a cobrança de mais transparência nos órgãos públicos tem aumentado em ritmo bastante acelerado nos últimos anos.

Ainda conforme Cristiane, poucos municípios do Estado aderiram ao Programa Brasil Transparente. Para que a Lei de Transparência e a Lei de Acesso à Informação sejam cumpridas, promotores de Patrimônio Público e Social se empenharão na questão.

Nos siga no Google Notícias