ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

MPE vai apurar morte de peixes no rio Paraná após apagão

Redação | 04/12/2009 10:55

O MPE (Ministério Público Estadual) vai apurar a morte de centenas de peixes no rio Paraná, após o apagão que afetou várias regiões do Brasil, inclusive Mato Grosso do Sul, no dia 10 de novembro.

O deputado Akira Otsubo, líder do PMDB na Assembléia Legislativa, informou que a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Três Lagoas está atuando no caso desde o fim de novembro.

Segundo ele, o MPE vai "analisar e tomar as providências que o caso requer" junto à Cesp (Companhia Energética de São Paulo).

O blecaute ocorrido na noite do dia 10 atingiu Mato Grosso do Sul logo após as 21h, assim como a 17 outros Estados do Brasil.

Akira explicou que, no momento do "apagão" a Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá), operada pela Cesp, desligou as suas turbinas.

"Então o nível do rio Paraná baixou rapidamente. Talvez pelo fato de milhares de peixes ficarem aprisionados em plantas aquáticas, por causa da brusca redução da vazão, houve uma enorme mortandade", detalhou o deputado.

As mortes dos peixes foram testemunhadas pelos pescadores e população local.

Para Akira, "é de notório conhecimento da população que a má gestão, a falta de investimento e o descaso com o meio ambiente, na busca de alta lucratividade com menor desembolso, tem provocado calamidades como esta que está sendo denunciada".

Nos siga no Google Notícias