ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

MPF ainda espera que TRF suspenda retirada de índios

Redação | 02/09/2009 09:52

O prazo dado pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, em São Paulo, para a retirada dos 130 índios guarani-kaiowá da fazenda Santo Antonio de Nova Esperança, em Rio Brilhante, terminou na semana passada, mas até agora a Funai não cumpriu a decisão e não existe nenhuma movimentação para a desocupação da área. O MPF (Ministério Público Federal) ainda espera que o tribunal suspenda o despejo.

O procurador da República em Dourados, Marco Antonio Delfino de Almeida, disse nesta quarta-feira ao Campo Grande News que o TRF ainda não julgou o recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República para suspender a determinação da desembargadora Marli Ferreira.

Segundo ele, a decisão do desembargador André Nabarrete, que na sexta-feira passada negou o mandado de segurança impetrado pela Funai, se refere ao pedido para que o recurso fosse colocado em pauta. "O desembargador apenas negou colocar o recurso em pauta, mas nada impede o Tribunal de reconsiderar essa decisão e julgar o recurso", explicou.

Os índios ocupam a fazenda de 400 hectares desde fevereiro de 2008. A área pertence aos herdeiros do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Dourados José Cerveira, morto em 2001. Procedentes da aldeia Panambi, no município de Douradina, os índios reivindicam a demarcação da área indígena Laranjeira

Nos siga no Google Notícias