ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MPF apura denúncia de ameaça de morte feita a frei por fazendeiros

Paula Vitorino | 22/02/2013 12:09

Ministério Público Federal (MPF) está investigando denúncia de ameaça de morte feita a um frei franciscano que atua junto às comunidades indígenas Guarani Kaiowá e guarani-ñandeva no sul do estado. O órgão solicitou que a Polícia Federal de Naviraí instaure inquérito policial.

A ameaça de morte teria sido realizada verbalmente por fazendeiros e comerciantes de Iguatemi durante uma reunião, em janeiro deste ano, na sede da Associação Comercial do município.

O encontro tratava da publicação de portaria da Fundação Nacional do Índio (Funai) que delimita a Terra Indígena Iguatemipegua I (Mbarakay e Pyelito) e dá prosseguimento à demarcação de terras na região.

Os participantes da reunião teriam acusado o frei de incitar os índios a ocupar fazendas e reivindicar áreas. Intimidado, o religioso encaminhou documento ao MPF relatando o fato e afirmando que realiza apenas “trabalho de evangelização e promoção social em prol das comunidades indígenas, sem interferir na autonomia dos índios nem incentivar a ampliação de suas reservas”.

A Polícia Federal deve investigar as circunstâncias do fato para identificação dos autores da possível ameaça. Se identificado o crime, a punição prevista no Código Penal é de detenção, de um a seis meses, ou multa.

Disputa por terra entre indígenas e fazendeiros no município foi notícia mundial no ano passado e agilizou processo de demarcação de terras indígenas no Estado. Esse é o primeiro estudo publicado pela Funai.

Terra – A Funai publicou portaria no dia 8 de janeiro reconhecendo a Terra Indígena Iguatemipegua I como de ocupação tradicional das famílias Guarani Kaiowá, situada na área das terras tradicionais Pyelito Kue e Mbarakay. O documento delimita a terra em pouco mais de 41 mil hectares, em Iguatemi. A área abrange um total de 46 imóveis.

Segundo o estudo publicado pela portaria, há registros do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) que comprovam a ocupação da região pelos indígenas. Um dos documentos afirma que “nos anos 1940, havia um grupo de 215 índios vivendo no tekoha Pyelito, cuja posse passou a ser requerida por um particular”.

De acordo com a portaria, a situação fundiária em que hoje se encontram os índios é resultado de um processo histórico de expulsão das comunidades de suas terras, ora para a expansão da erva mate, ora para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

Nos siga no Google Notícias