ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

MPF de SP denuncia delegado da PF que atuou anos em MS

Redação | 23/06/2009 10:23

O MPF (Ministério Público Federal) de São Paulo denunciou à Justiça Federal pelo crime de prevaricação o delegado federal Severino Alexandre de Andrade Melo, que já atuou em Mato Grosso do Sul.

Conforme o MPF, entre dezembro de 2005 e janeiro de 2006, ele determinou a um motorista e a um agente de PF (Polícia Federal) em serviço, que conduzisse a esposa dele, auxiliando-os a procurar apartamento na capital paulista.

Ele tinha recém chegado na cidade, onde assumiu o cargo de chefe da Delegacia Regional Executiva, segundo cargo na hierarquia do órgão em São Paulo.

O delegado foi para São Paulo transferido da delegacia de Naviraí, cidade que fica a 370 quilômetros de Campo Grande. Ele trabalhou na unidade por 16 anos e 10 meses. De 24 de março de 1989 a 20 de dezembro de 2005.

Antes de ser aprovado em concurso para delegado, Severino já tinha trabalhado como escrivão da PF. Como escrivão, ele atuou em Campo Grande de 5 de março de 1981 a 2 de fevereiro de 1987.

Outros denunciados - Além de oferecer denúncia contra Severino, o procurador da República Roberto Antonio Dassié Diana denunciou pelos crimes de condescendência criminosa e favorecimento pessoal o então Corregedor-Regional da PF em São Paulo, Antonio Pietro, e o então Superintendente de PF em São Paulo, Jaber Makul Hanna Saadi, e o delegado Nilson Souza.

De acordo com o MPF, os três descobriram o episódio durante sindicância, não abriram inquérito sobre o caso e nem comunicaram o MPF.

A sindicância em que o crime foi descoberto, investigava outro episódio que poderia envolver o então delegado regional, que apurava a clonagem de uma placa reservada das viaturas da PF.

A denúncia foi distribuída à 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo e está sob análise.

O MPF não pediu a transação penal (troca do processo criminal por uma restrição de direitos), em relação a Antônio, Jaber e Nilson por entender que a conduta dos três quase gerou a impunidade de Severino.

Para o MPF, a transação também não cabe ao caso de Severino, uma vez que ele desviou recursos humanos da PF que deveriam atender à segurança pública. Desde 2001, o MPF recebe informações oficiais da própria PF de que há falta de servidores na Superintendência de São Paulo.

Prevaricação - O crime de prevaricação (artigo 319 do código penal) pune com pena de reclusão aquele que praticar ato de ofício contra a lei e para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Segundo o MPF, foi o que ocorreu no caso de Severino, uma vez que ele retirou um motorsta, um agente e uma viatura do serviço da PF para uso particular, desrespeitando as leis da polícia judiciária federal, do servidor público e da improbidade administrativa.

Nos siga no Google Notícias