ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

MPF denuncia ao STF normas da profissão de motoboy como inconstitucionais

Ana Maria Assis | 10/01/2011 07:45

Foi movida uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4530) pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra expressões e artigo da lei que regulamentou o exercício das profissões de motoboy, mototaxista e profissionais de serviço comunitário de rua. A norma de número nº 12.009/2009, de acordo com a ação que já está no STF (Supremo Tribunal Federal), contém dispositivos que ferem artigos da Constituição Federal e os princípios constitucionais da razoabilidade e da proibição de proteção ao deficiente. A ação pede a concessão de medida cautelar, para evitar demora em seu julgamento, e vai ser analisada pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator no STF.

A vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, também assinou a ação. Para a procuradoria, “a regulamentação do transporte de passageiros em motocicletas representou grave prejuízo no campo da saúde pública, por quase nada dispor sobre a prática de uma atividade sabidamente perigosa, permitindo, ao contrário, que o risco de acidentes aumente, inclusive, fatais. O argumento de inconstitucionalidade é de que não foram observados o direito fundamental à saúde (artigo 6º da Constituição Federal) e o dever do Estado de adotar medidas que visem à redução do risco de agravos à saúde (artigo 196 da CF).

Quanto à razoabilidade (artigo 5º, inciso LIV, da Constituição Federal), a denúncia dos procuradores é de que no tocante à atividade de transportes de mercadorias - “motofrete” -, foram estabelecidos critérios muito mais rigorosos do que em relação ao mototaxi, o que gera um outro contrassenso, conforme a ação: admite-se maior proteção no transporte de coisas do que no de pessoas.

O princípio da vedação também remete à proteção deficiente de bens jurídicos constitucionais tutelados. Esse princípio representa uma das facetas do princípio da proporcionalidade e, portanto, o Estado tem o dever de agir na proteção de bens jurídicos de índole constitucional.

Consta ainda na ADI que “a violação à proporcionalidade, na sua faceta de proibição à proteção insuficiente, materializa-se, no caso, pela regulamentação ineficaz, ou ao menos insuficiente, da prestação de um serviço de altíssimo risco para a saúde, e até para a própria vida de seus usuários”.

Nos siga no Google Notícias