ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MPF encontra milhares de remédios vencidos em Corumbá

Redação | 05/03/2010 15:13

O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar o desperdício de milhares de medicamentos e insumos da Secretaria de Saúde de Corumbá.

Segundo o MPF, houve denúncia de que a prefeitura estava descarregado caixas de produtos no lixão do município. Para apurar a veracidade da informação, nesta semana, representantes do órgão fizeram inspeção no depósito da Secretaria e encontraram centenas de caixas com materiais de validade vencida, prestes a serem jogados fora.

A Polícia Federal também já havia verificado o caso junto a pessoas que trabalham no lixão, que "confirmaram quatro despejos entre o início do ano e o período próximo ao carnaval", informa o MPF.

No depósito, o MPF constatou ainda problemas relativos à armazenagem dos produtos, estocados de forma desordenada, em mrio a sujeira, em temperatura bem acima da recomendada e "com várias embalagens rasgadas e/ou deterioradas. Foi observada uma aparente falta de segurança das instalações e a ausência de placa de identificação da Prefeitura Municipal, o que sugere o abandono do local", detalha nota enviada hoje à imprensa.

Segundo o Ministério Público, medicamentos e insumos, como glicose e soro fisiológico, estavam em ambiente de até 40º C, contrariando a recomendação contida nas embalagens que sugere a conservação entre 15 e 30º C.

Dinheiro jogado fora - Além dos medicamento, materiais de consumo como tonner para impressora vencidos, medidores portáteis de glicose não-utilizados, uniformes, jalecos e materiais de limpeza, também estavam mal armazenados.

Outra constatação, segundo o MPF, foi que a quantidade de medicamentos que sai do depósito é muito inferior a estocada.

O que chamou a atenção do MPF foi enorme quantidade de máscaras para inalação que não se adaptam aos equipamentos de nebulização que são utilizados pela rede municipal, compradas e nunca utilizadas, o que caracteriza desperdício de dinheiro público.

Outro sinal de problemas no gerenciamento do local, foi um aparelho de ar-condicionado de 60.000 BTUs (do tipo split), comprado há mais três anos e não instalado.

Ainda não há a quantidade do que foi encontrado no local, a contagem ainda será concluída.

O MPF recomendou ao Secretário Municipal de Ações Sociais a suspensão do descarte de medicamentos no lixão e um levantamento completo de todos os produtos vencidos e prestes a vencer.

"O levantamento deverá ser realizado o mais breve possível, de forma a permitir o aproveitamento, ao menos parcial, da medicação ainda dentro do prazo de validade", esclarece o Ministério Público Federal.

A prefeitura de Corumbá se comprometeu a falar sobre a denúncia do MPF ainda nesta sexta-feira.

(Com informações da assessoria).

Nos siga no Google Notícias