ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MPF exige adequação do vestibular da UFMS para surdos

Redação | 17/09/2008 17:41

Em recomendação expedida ontem, o MPF (Ministério Público Federal) exigiu que a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realize mudanças progressivas no vestibular para eliminar barreiras de comunicação e proporcionar plena acessibilidade a candidatos surdos.

Já no vestibular de verão da instituição, a ser realizado em dezembro, as provas de redação para esses candidatos devem ser corrigidas por profissionais com formação superior em Letras e em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

No processo seletivo de inverno, que será realizado em meados de 2009, a prova de redação deverá ser realizada integralmente em Libras e com registro visual, tanto na formulação das questões como no registro da redação, sem a necessidade de intérprete.

Posteriormente, devem ser adotados outros critérios que garantam a plena acessibilidade aos candidatos surdos.

A UFMS tem dez dias úteis para informar ao MPF as providências que serão adotadas. Caso a recomendação não seja seguida, o MPF poderá adotar medidas judiciais.

A recomendação é o resultado de reuniões realizadas no MPF com representantes da (Copeve) Comissão de Vestibular da UFMS, da Associação de Profissionais Tradutores e Intérpretes em Libras de Mato Grosso do Sul e candidatos surdos.

Base Legal - A lei nº 10.436/2002 reconheceu como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados. O decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a aplicação da lei, obriga que as instituições federais de ensino garantam às pessoas surdas acesso à educação. Nos processos seletivos, inclusive para ingresso no ensino superior, as instituições devem adotar mecanismos de avaliação apropriados.

Nos siga no Google Notícias