ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MPF exige na Justiça defensor público para Dourados

Redação | 16/08/2010 16:38

O MPF (Ministério Público Federal) ajuizou ação exigindo a nomeação de dois defensores públicos federais para a região de Dourados. São 30 municípios, com mais de 1 milhão de moradores, onde as pessoas que não têm condições de pagar advogado são representadas em processos envolvendo a União são representadas por advogados nomeados.

Esse tipo de atendimento é restrito à assistência judiciária em casos específicos, não incluindo aconselhamento jurídico nem instauração de processos administrativos perante órgãos públicos nem celebração de acordos extrajudiciais. Se quiser um atendimento desse tipo, o morador dessa região deve ser deslocar até Campo Grande.

Na ação ajuizada, o MPF afirma que a nomeação dos defensores deveve ocorrer por conta dos 173 cargos criados pela Medida Provisória nº 440/2008, convertida na Lei nº 11.890/2008, para a criação de núcleos da Defensoria Pública da União em todo o país, inclusive Dourados. O concurso público para preenchimento dos cargos já foi realizado e o resultado final, homologado. A fase seguinte será, portanto, a nomeação.

O MPF pede que a Justiça conceda decisão liminar determinando a nomeação dos dois defensores públicos federais, quando do preenchimento dos 173 cargos do concurso, sob pena de multa diária de 10 mil reais. O procurador da República Raphael Otávio Bueno Santos é o autor da ação, que tramita na Vara Federal de Dourados.

Desde 2007 O MPF reivindica defensor público para Dourados há 3 anos. Foi instaurado procedimento administrativo para verificar a prestação de assistência jurídica gratuita aos cidadãos de baixa renda que tem processos na Justiça Federal de Dourados. Descobriu-se que não há alternativa para a população, a não ser o atendimento prestado pelos advogados nomeados pela Justiça, que prestam apenas serviços judiciários, sem as amplas atribuições da Defensoria Pública da União.

Nos siga no Google Notícias