ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MPF garante que não está ameaçando liberdade de imprensa

Redação | 23/08/2010 11:01

O MPF (Ministério Público Federal) divulgou nota onde ressalta "a defesa da liberdade de imprensa e o sigilo da fonte" no caso das escutas no Presídio Federal.

No dia 26 de julho, o órgão abriu inquérito civil público para investigar como os órgãos de imprensa no Estado tiveram acesso a documentos que comprovam o uso de sistema de gravação em vídeo dentro do Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande.

Os veículos de comunicação, entre eles o Campo Grande News, o primeiro a falar do assunto, foram notificados a prestar informação sobre como obtiveram os documentos que comprovam as escutas. A justificativa dada pelo MPF foi que os papéis são sigilosos.

No oficio enviado às redações, é afirmado que constitui ato de improbidade administrativa "revelar fato ou circunstâncias de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo".

Na nota divulgada hoje, é alegado que o conhecimento, pela imprensa, desses fatos (possíveis quebras de sigilo de documentos do Poder Judiciário Federal) "Importa no direito e no dever do órgão ministerial de exercer, através de um dos mecanismos legalmente postos à sua disposição, apurações devidas para determinar, sem temeridade nem precipitações, eventual responsabilidade civil e/ou criminal, de autor ou autores de conduta, em tese, juridicamente relevante".

O vazamento teria causado perplexidade ao órgão, que apurava o fato e não havia identificado, em nenhum momento, quem pudesse ser o responsável pelas condutas.

"Logo, o MPF nunca esteve e nunca estará ameaçando ou tolhendo manifestações de qualquer pessoa ou entidade; o MPF cumpre seu ofício em razão de fatos substanciais, com relevância jurídica, que lhe são trazidos ao conhecimento, jamais em razão da qualidade ou origem das pessoas e/ou instituições eventualmente envolvidas", completa a nota.

Com isso, o órgão ressalta que não teve intenção de que os trechos tenham dado margem à interpretação de que o sigilo da fonte, garantido ao jornalista, fosse quebrado.

"O MPF não compeliu e não está compelindo os meios de comunicação a revelar fontes que se entendam sigilosas, sendo certo que se arguição dessa natureza e sagrada importância (sigilo da fonte) vier a ser invocada, deverá ser aferida e eventualmente reconhecida no âmbito do devido procedimento legal", finaliza a nota.

A denúncia- O Campo Grande News foi o primeiro a falar do assunto, a partir de denúncias trazidas a público pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais, em junho de 2009.

Nos siga no Google Notícias