ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MPF inicia ações para atender brasiguaios de Itaquiraí

Redação | 07/06/2010 14:04

Os brasileiros que deixaram o Paraguai e que montaram uma verdadeira cidade às margens da BR-163 próximo a Itaquiraí, no sul do Estado, começaram a receber as primeiras ações de atendimento organizadas pelo MPF (Ministério Público Federal) de Dourados (MS). Uma das atividades primárias é a emissão de documentos para quem possuía registro apenas no Paraguai.

A estimativa é que 463 famílias de brasiguaios estejam vivendo em condições precárias no acampamento. Em nota, o MPF afirma que a situação dos brasiguaios é complexa.

A maioria não possui documentos, a infraestrutura no acampamento é inexistente, as crianças não possuem condições de freqüentar uma escola regular e a sobrevivência se dá por doações, cestas básicas fornecidas pela prefeitura de Itaquiraí e da renda de trabalho informal na região.

O MPF solicitou ao Ministério das Relações Exteriores para que providencie os documentos para os trabalhadores acampados em Itaquiraí. Somente com registro civil legalizado é possível inserir os brasiguaios no Programa Nacional de Reforma Agrária. Muitos sequer têm um registro de nascimento e outros perderam os documentos na fuga do Paraguai para terras brasileiras.

De acordo com Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), além das famílias já instaladas, outras 2.000 estariam dispostas a deixar o Paraguai.

Segurança

Nos siga no Google Notícias