ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MPF instaura inquérito para apurar invasão da Funai

Redação | 06/04/2009 17:10

O MPF (Ministério Público Federal) instaurou inquérito para apurar a invasão do prédio da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados, município que fica a 230 quilômetros de Campo Grande. A intenção é verificar se houve ajuda financeira de políticos ligados ao setor ruralista.

No protesto feito entre 27 de janeiro a 17 de fevereiro deste ano, os índios reivindicaram a saída da administradora Margarida Nicoletti.

Segundo investigação da Polícia Federal, durante a invasão eles receberam 120 refeições do tipo marmitex, oferecidas por políticos contrários ao processo de demarcação das terras no Estado, que vinha sendo efetivado pela Funai.

O MPF ressaltou que o protesto pela saída da administradora ocorreu em um contexto de acirramento da questão indígena em Mato Grosso do Sul. De acordo com o órgão, estudos entropológicos iniciados pela Funai no ano passado vão delimitar áreas de tradicional ocupação indígenas, e deverão servir como base para futuras demarcações no Estado.

O Ministério Público Federal afirma que há proprietários de terra tentando mpedir judicialmente os procedimentos iniciados pela Funai. O órgão ressalta que há 87 processos tramitando no TRF (Tribunal Regional Federal) sobre esses conflitos.

A investigação sobre o protesto em Dourados pretende também apurar os danos causados ao patrimônio público durante ação. Por conta do protesto, houve atraso na entrega de cestas básicas e oito toneladas de alimentos tiveram o prazo de validade vencido.

Nos siga no Google Notícias