ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MPF lança campanha para mudanças em lei de combate à corrupção

Caroline Maldonado | 13/08/2015 07:24

Será lançada amanhã (14), em Campo Grande, a campanha “Dez Medidas contra a Corrupção”, do MPF (Ministério Público Federal). A ideia é apresentar propostas de mudanças legislativas para melhorar a prevenção e o combate a corrupção e a impunidade no país. O MPF quer recolher assinaturas para apresentar ao Congresso um projeto de iniciativa popular.

A adesão do Ministério Público de Mato Grosso do Sul à campanha foi definida no final de julho, quando o Procurador-Chefe Substituto da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Sílvio Pettengill Neto, visitou a Procuradoria-Geral de Justiça.

Foram convidados todos os promotores de Justiça com atribuição na área do Patrimônio Público e Criminal para o evento, que terá início às 14h, no auditório Dr. Nereu Aristides Marques, no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado, no Parque dos Poderes. Até o dia dois de setembro, a meta do MPF é recolher 500 mil assinaturas. São necessárias 1,5 milhão de assinaturas para apresentação do projeto.

As propostas do MPF são resultado da Portaria PGR/MPF nº 50, de 21 de janeiro de 2015, assinada pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Foram criadas então comissões de trabalho compostas por integrantes da instituição para encaminhar sugestões de mudança legislativa para implementar medidas de combate à corrupção. O trabalho teve início com os estudos desenvolvidos pela força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato, na primeira instância.

Segundo o MP, a iniciativa não tem vinculação partidária e “a sociedade é chamada a apoiar e defender as medidas, conclamando o Congresso a promover as alterações estruturais e sistêmicas necessárias para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado”.

Dez Medidas - Os dez temas da campanha são a prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação; criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma no sistema de prescrição penal; ajustes nas nulidades penais; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa dois; prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado e recuperação do lucro derivado do crime.

Nos siga no Google Notícias