ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MPF manda empresa mudar termos de poço por discriminação

Redação | 30/09/2009 15:23

O MPF (Ministério Público Federal) determinou a mudança da denominação de poços tubulares por uma empresa de Nova Andradina, a 292 quilômetros da Capital, por considerá-los discriminatórios.

A Energética Santa Helena publicou edital se referindo a poços como "alojamento dos bugres" e "alojamento dos brancos e mineiros". O MPF considerou discriminação racial em veículo de comunicação e notificou a empresa pelo anuncio feito no dia 23 deste mês.

Foi publicada posteriormente, no dia 25 de setembro, em Diário Oficial e no mesmo jornal, errata denominando corretamente os poços tubulares profundos que foram registrados e certificados.

A responsável pela publicação do edital, Arater Consultoria e Projetos Ltda., foi contratada pela Energética Santa Helena. A Arater, em resposta ao MPF, afirmou que as terminologias foram repassadas pela empresa Santa Helena.

A Arater comunicou, também, a imediata publicação das erratas no jornal O Estado de MS e remeteu ao MPF nota oficial nos seguintes termos:"(...) Nada obstante a ausência de responsabilidade pelas publicações constando terminologias supostamente inadequadas, já que estas foram repassadas para a Arater, vale dizer que esta empresa de forma alguma agiu de maneira discriminatória ou pejorativa.

Ao contrário, a Arater respeita todos os indivíduos independentemente de etnia e cultura, ressaltando por fim ser totalmente contrária a qualquer tipo de discriminação, haja vista que um dos objetivos da empresa é tratar a todos de forma digna e respeitosa, além de ser cumpridora da legislação vigente.".

Nos siga no Google Notícias