ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MPF pede que Incra forneça imediatamente água potável para assentamento Ressaca

Paula Vitorino | 01/06/2012 12:08

Assentados estão há cerca de 10 anos sem água potável e dividem açude com animais

O MPF/MS (Ministério Público Federal) ajuizou ação civil pública para que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) forneça água potável aos moradores do Assentamento Ressaca, localizado no município de Bela Vista - fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Segundo o MPF, as 28 famílias assentadas estão há 10 anos, desde a criação do assentamento, sem fornecimento satisfatório de água.

Na ação, o órgão pede que a Justiça determine, em decisão liminar, o prazo de 60 dias para que a autarquia promova a imediata execução das obras de implementação da rede de abastecimento de água, concluindo-a em seis meses.

Como ação emergencial, o MPF ainda pede que, no prazo de 15 dias, o Incra inicie o fornecimento emergencial de água às famílias por meio de caminhões-pipa, em volume suficiente para o atendimento das necessidades básicas dos assentados até que estejam concluídas as obras.

A falta de água potável obriga os moradores do assentamento Ressaca a percorrerem uma distância de até 5 km até o rio Piripucu, segundo o MPF. O transporte da água é realizado através de carroças ou carrinhos de mão.

De acordo com nota do MPF, os assentados relatam que utilizam um açude para tomar banho e lavar louça, onde dividem a água com porcos, bovinos e outros animais da região, correndo alto risco de contaminação.

Paralisada - Em 2005, uma empresa foi contratada para perfurar um poço artesiano dentro do assentamento. A perfuração foi realizada na profundidade estabelecida pelo Incra - 120 metros – mas não encontrou água potável. Mesmo assim, uma caixa d'água com capacidade para 10 mil litros foi instalada em frente à escola municipal do assentamento, sendo retirada em seguida sem justificativa.

Em resposta a ofício enviado pelo MPF, a autarquia alegou que o teste de vazão feito após a perfuração resultou em 100 litros/hora, o que é insuficiente para atender a demanda do assentamento.

O Incra também informou que a empresa contratada encontrou dificuldades de ordem hidrogeológicas em relação à área e até o momento, sete anos desde a data da contratação, não há expectativa de prazo para solucionar o problema.

Para o MPF, “a paralisação da obra denota total falta de planejamento ao deixar de realizar um estudo técnico prévio de viabilidade da obtenção de água com a perfuração do poço, o qual deveria averiguar a profundidade correta para a execução. A negligência ocasionou, além do desperdício de dinheiro público, descaso e desrespeito às pessoas que vivem no assentamento Ressaca, que viram suas esperanças de um mínimo de dignidade perderem-se com o fracasso da obra.”

Nos siga no Google Notícias