ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

MPF recomenda abastecimento de água para assentados

Redação | 28/10/2010 12:01

Conforme o MPF (Ministério Público Federal), os assentados do Tamarineiro II-Sul, em Corumbá (MS), fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, estão sem água desde o começo do mês. A denúncia é de que o dinheiro do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) não foi aplicado.

O MPF recomenda a imediata regularização do abastecimento de água no assentamento, em caráter emergencial, com água de caminhões-pipa. A solicitação foi encaminhada à Prefeitura Municipal de Corumbá, ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).

A denúncia recebida pelo MPF foi de interrupção do fornecimento de água no setor 3 do assentamento, onde vivem 58 famílias. Desde 2 de outubro que elas estão sem água até para consumo próprio e a temperatura média da cidade nesta semana é de 35º com picos de até 39º.

BID - O BID forneceu recursos em 2008 para o Incra a fim de que fossem realizadas obras nos assentamentos Taquaral, Tamarineiro II-Sul e Paiolzinho, em Corumbá, por meio do Programa de Aperfeiçoamento da Consolidação dos Assentamentos.

Com o recurso, está prevista a aplicação de 500 mil reais em melhorias do sistema de abastecimento de água dos assentamentos.

Para o MPF, após dois anos, poucas metas estabelecidas foram concretizadas devido à omissão do Incra em elaborar projetos e providenciar a contratação dos serviços para as obras de saneamento básico e demais metas previstas nos convênios. O Ministério Público cogita, ainda, o risco do recurso não ser utilizado, pois o prazo para que ele seja aplicado é julho de 2011.

A recomendação, se acatada, deverá evitar ação judicial.

(Com informações da PR/MS)

Nos siga no Google Notícias