ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MPF vai pedir intervenção da PF na aldeia Jaguapiru

Redação | 09/07/2009 16:55

Devido à situação de violência na aldeia Jaguapiru, em Dourados, o Mistério Público Federal vai pedir a intervenção da Polícia Federal (PF). "São gangues juvenis que andam armadas de facão pelas ruas da aldeia", explica o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida.

Hoje, foi realizada a 1º Conferencia Nacional de Segurança Pública nas Aldeias na qual o MPF ouviu as demandas das comunidades indígenas da região sul do Estado.

Segundo o procurador, os indígenas vivem em um "limbo jurídico", pois somente o Exército e a Polícia Federal têm poder legal para atuarem dentro de terras indígenas. Por outro lado, as Polícias estaduais não atendem as ocorrências das aldeias.

"Isso faz que entre os indígenas haja um índice de violência extremamente elevado, muito mais até que em regiões de guerra, como o Iraque", compara.

"Segundo as organizações internacionais, o índice de alerta é quando os homicídios chegam a 10 para cada 100 mil habitantes, na aldeia o índice é de 100 para cada 100 mil e aumenta para 200 quando se conta os casos de suicídio.

Nos siga no Google Notícias