ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MS acumula 4 mil casos de dengue em 2011 e chuva traz preocupação

Marta Ferreira | 11/03/2011 10:11

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul divulgou hoje o boletim da dengue para a oitava semana de 2011, até 26 de fevereiro, que aponta 4.373 casos no Estado. O número que mantém a tendência de redução no total de casos comparada ao ano passado.

Em 2010, nesta época, já haviam sido registrados 43 mil casos, ou seja, 10 vezes mais.

O número de mortes atribuídos à dengue, no ano passado, já era de 15 nesta época do ano. Este ano, uma morte foi confirmada.

Em Campo Grande, conforme o boletim da Secretaria de Saúde aponta que até 26 de fevereiro haviam sido registrados 1978 casos, número que, em relação ao mesmo período de 2010, também é bem menor. No ano passado, já haviam sido mais de 25 mil registros na Capital na oitava semana do ano.

Chuvas preocupam A situação “confortável”, na avaliação do diretor-executivo da Secretaria de Saúde, Eugênio de Barros, agora exige preocupação por causa das chuvas em excesso, que aumentam as possibilidades de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Segundo ele, para evitar que o quadro de redução do número de casos se reverta, o caminho é combater os criadouros do mosquito que transmite a doença, conforme Eugênio de Barros.

Barros afirmou que não há mudança na estratégia de combate à doença, mas há um alerta, principalmente em relação a cidades onde a chuva foi mais intensa, como Aquidauana e Corumbá e mesmo Campo Grande.

Um eventual impacto das chuvas, e do aumento dos criadouros de mosquito ou mesmo de casos da doença deve ser sentido em uma ou duas semanas, segundo Eugênio.

Uma outra preocupação é com a chegada da dengue tipo 4, que ainda não fez vítimas no Estado e por isso mesmo pode provocar uma nova epidemia por pegar a população sem imunização contra essa versão do vírus.

Eugênio diz que já houve casos pesquisados, mas nenhum foi confirmado.

Nos siga no Google Notícias