ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

MS aguarda chegada de vacinas contra a raiva para fazer campanha em outubro

Aline dos Santos | 15/08/2011 11:38

Na semana passada, um caso de raiva canina foi confirmado em Campo Grande

Segundo diretora, CCZ pediu 150 mil doses para vacinação em Campo Grande. (Foto: Simão Nogueira)
Segundo diretora, CCZ pediu 150 mil doses para vacinação em Campo Grande. (Foto: Simão Nogueira)

Prevista inicialmente para setembro, a campanha de vacinação de cães e gatos deve ser realizada no mês de outubro em Mato Grosso do Sul. Na semana passada, um caso de raiva canina foi confirmado no Jardim Anache, em Campo Grande.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, houve atraso no cronograma da etapa de vacinação. Em setembro do ano passado, a campanha foi suspensa após mortes de animais.

Com dificuldade para importar a nova vacina, o ministério definiu locais prioritários para realização da campanha, incluindo Mato Grosso do Sul e Estados das regiões Norte e Nordeste.

Conforme o Ministério da Saúde, já foram liberadas as doses para Maranhão e Ceará, que tiveram caso de raiva humana, e o próximo a ser atendido será Mato Grosso do Sul.

O caso de raiva canina em Campo Grande foi confirmado no dia 5. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) repassou 300 doses para o município e, no último dia 11, mais mil doses foram repassadas à Capital pelo Ministério da Saúde.

Segundo a diretora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Júlia Maksoud, 500 animais foram imunizados até a sexta-feira. A vacinação emergencial é realizada somente no entorno do Jardim Anache, localizado na região Norte. Para atender toda a cidade, com a vacinação de casa em casa, foram solicitadas 150 mil doses.

A transmissão do vírus da raiva para os seres humanos ocorre por meio de contato com a saliva do animal. Comum na região de fronteira com a Bolívia, a raiva canina não era registrada há 23 anos em Campo Grande. A estimativa do Ministério da Saúde é que existam 613,9 mil cães e gatos no Estado.

Nos siga no Google Notícias