ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MS é o sexto no País em conclusão de inquéritos sobre homicídio

Luciana Brazil | 20/06/2012 13:32
Conselheira Thais Ferraz entrega certificado de conclusão da meta II ao secretário Jacini. (Fotos:Luciana Brazil)
Conselheira Thais Ferraz entrega certificado de conclusão da meta II ao secretário Jacini. (Fotos:Luciana Brazil)

Mato Grosso do Sul cumpriu mais de 90% da meta II da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), ficando na sexta posição do ranking no país. A meta era concluir os inquéritos e procedimentos das investigações de homicídio doloso instaurados até o dia 31 de dezembro de 2007.

O resultado faz parte do trabalho conjunto entre o MPE (Ministério Público Estadual), Polícia Civil e a Sejup (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) . Dos 543 inquéritos de Mato Grosso do Sul, foram concluídos 490. Desse total, 60% foram enviados ao MPE, que sustenta a fase judicial do processo.

Na manhã de hoje, durante a cerimônia de premiação recebida pelo MPE, pelo devido cumprimento da meta, a Coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, a Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público, Taís Schilling Ferraz, lembrou que Mato Grosso do Sul se mobilizou desde muito cedo para alcançar a meta e explicou o motivo da premiação.

“O Estado apresentou índice superior a média nacional que foi de 19%. Avaliando a proporção do país, o Estado teve um bom resultado”.

O secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, ressaltou que a integração do MPE com a polícia é uma das principais fontes para o sucesso do trabalho. “Ao todo, 400 policiais, entre delegados e agentes, foram integrados desde 2008 e isso também representa investimento nas estratégias de segurança”.

Ele afirmou também que a ação conjunta produziu um resultado amplamente favorável, que foi finalização dos inquéritos.

A cerimônia de premiação, que aconteceu na Procuradoria-Geral de Justiça, no auditório Dr.Nereu Aristides Marques, visa reconhecer o trabalho desenvolvido pelos gestores da Polícia Civil e do MPE.

Promotor Douglas recebe homenagem do Conselho Nacional do Ministério Público pelos trabalhos realizados.
Promotor Douglas recebe homenagem do Conselho Nacional do Ministério Público pelos trabalhos realizados.

“Temos outras metas em andamento, sendo uma delas o levantamento das sub-notificações dos crimes de homicídio, que se trata da Meta I. Muitos crimes, por um procedimento padrão, acabam sendo notificados de maneira errônea e nós estamos tentando modificar isso”, explicou a conselheira Taís Ferraz.

A burocracia também foi apontada pela conselheira como um dos problemas que dificultam os trâmites das investigações de homicídio.

Estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes e a 2° vice-presidente da Assembléia Legislativa, Dione Marly Hashioka, representando o presidente Gerson Domingos e o comandante da Polícia Militar, o coronel Carlos Alberto Davi.

Participaram também da premiação os gestores da meta II no Estado, o juiz do Tribunal de Justiça, Alexandre Antunes da Silva, o promotor do Tribunal do Júri, Douglas Oldergado e o delegado titular da DEH (Delegacia Especializada de Repressão a Homicídios), os dois últimos, homenageados.

Brasil: O país tem o maior número absoluto de homicídios do mundo e o nível de elucidação é baixíssimo, de acordo com a Associação Brasileira de Criminalística. No Brasil, a porcentagem de elucidação varia entre 5% a 8%. Já nos Estados Unidos esse número atinge 65%, no Reino Unido o valor ainda mais alto chegando a 90% de esclarecimentos.

Nos siga no Google Notícias