ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

MS é um dos 8 no País onde Polícia deve parar na quarta

Redação | 24/05/2010 08:07

Mato Grosso do Sul é um dos oito Estados onde pode ocorrer paralisação da Polícia Civil nesta quarta-feira. Somente a votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 300 conseguirá barrar a mobilização de agentes e escrivães.

A manifestação no País é organizada pela Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis).

Segundo o presidente do Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), Alexandre Barbosa, o governo já foi comunicado na sexta-feira sobre a suspensão dos trabalhos. Hoje, o presidente do Sinpol/MS percorrerá as delegacias para organizar a classe em Campo Grande.

Em outra frente de atuação, representantes dos sindicatos do Brasil vão a Brasília para que a votação da PEC ocorra amanhã.

Caso não entre em pauta, os policiais cruzam os braços na quarta-feira. Somente 30% do efetivo manterão os serviços essenciais.

Será feito o registro de ocorrências, já as investigações ficarão paralisadas, segundo o presidente do Sinpol/MS.

Os policiais devem se reunir nas duas delegacias onde há maior movimento de pessoas: Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e Cepol (Centro Especializado de Polícias).

Caso a PEC seja aprovada, policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários terão um piso salarial nacional e passarão a receber, em média, R$ 3.500 por mês (nível médio) e R$ 7 mil (nível superior).

Se a proposta não for aprovada, mais 11 Estados devem aderir à paralisação até o final desta semana.

A PEC voltou a ser incluída na pauta do plenário da Câmara e quase foi votada em sessão extraordinária na semana passada.

Segundo a Cobrapol, a matéria, que havia sido retirada da Ordem do Dia em função de um acordo de lideranças, só retornou após a mobilização dos policiais civis nos Estados.

Nos siga no Google Notícias