A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

04/02/2011 11:08

MS foi o terceiro estado com mais quedas de raio no mês de janeiro

Ricardo Campos Jr.

Dados são da Rede de Detecção de Descargas Atmosféricas

(Foto: João Garrigó - Campo Grande News - 18/01/2011)(Foto: João Garrigó - Campo Grande News - 18/01/2011)

Mato Grosso do Sul foi o terceiro estado brasileiro com maior ocorrência de raios no mês de janeiro, segundo dados da BrasilDat (Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas). Foram registradas 145.889 descargas elétricas, número menor que no mesmo período do ano passado: 151.559.

O ranking foi liderado pelo estado de São Paulo com 462.530 descargas, que em janeiro de 2010 teve 400.353; seguido de Minas Gerais com 147.948 ocorrências de raios, 176.859 no ano passado.

A diferença das ocorrências de raios entre 2010 e 2011 está dentro da variabilidade natural para o período de um mês, segundo coordenador do Elat Osmar Pinto Júnior. “No período não houve variações significativas. Somente no final do verão poderemos ter uma visão mais clara se houve ou não um aumento de 2010 para 2011", diz o especialista.

A rede cobre integralmente 8 estados brasileiros. Além dos 3 primeiros colocados na listagem também fazem parte Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo, na ordem em que aparecem no ranking de janeiro.

A BrasilDat faz parte do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O monitoramento de raios em outras regiões do país existe, mas funciona de um modo diferente. Neste caso, são utilizadas duas fontes de informações: a Rede Mundial, que conta com sensores espalhados pelo mundo; e satélites americanos, que mapeiam todos os continentes e captam dados sobre raios, mas não em tempo real. Os dados dessas duas fontes são usados pelo Elat apenas para estimativa do total de raios e levantamentos a longo prazo.

(Com informações do G1)

Dupla chega armada em ginásio, ordena que todos deitem no chão e atira em homem
Alex Sandro Ramires, 28, foi atingido por tiro disparado por homens que chegaram armados com pistola em uma quadra de esportes. O crime aconteceu às ...
Prefeitura perde na Justiça e terá que pagar retroativos a professores
Em decisão tomada por unanimidade pelos desembargadores da 1ª Câmara Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a prefeitura de Ivin...
Após relato sobre caça e extração ilegal de madeira, PMA apreende arma
Após receber denúncias de extração ilegal de madeira e caça ilegal sendo praticadas em Ivinhema - município localizado a 282 km de Campo Grande -, um...



Opa! Um dia seremos o primeiro!
 
Osmar Cozzatti em 04/02/2011 06:16:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions