ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MS irá aumentar grau de vigilância contra a gripe suína

Redação | 28/04/2009 13:10

Mato Grosso do Sul irá aumentar o grau de vigilância contra a gripe suína. Hoje às 14h30 a Secretaria de Saúde do Estado irá se reunir com o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para discutir ações a fim de evitar que o vírus entre nas fronteiras de MS.

Durante a reunião, devem ser definidas as estratégias para prevenir a doença. Outro ponto discutido será o resultado da coleta de sangue de um possível paciente infectado no Estado, assunto que o secretário do município confirmou, mas não quis detalhar.

"Vamos elevar o grau de vigilância", informou Mandetta. Ele explicou que a união de forças do município e do Estado deverá embasar as ações de prevenção.

Segundo ele, um cenário 'super otimista' sobre o assunto é avaliar que a doença acarreta somente um alerta para o Estado. Já o 'realista' é aquele em que se considera que a transmissão humana tem sido intensa. E, por último, o 'pessimista', que leva em consideração a possibilidade de se tratar de um vírus epidêmico.

Apesar do reforço na vigilância, nenhum caso da doença foi confirmado em Mato Grosso do Sul.

Sintomas - Com os sintomas similares a uma gripe comum, a gripe suína é uma doença respiratória que deixou o mundo em alerta nos últimos dias. Provocada pelo vírus Influenza A, chamado de H1N1, ela causa febre acima de 39º, falta de apetite, tosse e pode levar à morte.

No México, onde foi registrado o maior número de casos, foram confirmadas 20 mortes por conta do vírus, mas a suspeita é que a gripe já tenha matado 152 pessoas.

Nos siga no Google Notícias