ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MS merece "medalhas de ouro" pelo combate ao Aedes aegypti, diz Dilma

Presidente elogiou Sala de Situação, central montada no Estado para concentrar dados sobre ações contra o inseto

Waldemar Gonçalves e Mariana Rodrigues | 13/02/2016 13:00
Presidente Dilma durante videoconferência, na manhã deste sábado (Foto: Fernando Antunes)
Presidente Dilma durante videoconferência, na manhã deste sábado (Foto: Fernando Antunes)
Ministro do Esporte, George Hilton, e autoridades locais, na Sala de Situação, durante a conversa com a presidente (Foto: Fernando Antunes)
Ministro do Esporte, George Hilton, e autoridades locais, na Sala de Situação, durante a conversa com a presidente (Foto: Fernando Antunes)

“Mato Grosso do Sul vai ganhar mais medalhas de ouro”, brincou a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), sobre o trabalho de combate ao Aedes aegypti no Estado. O elogio foi feito durante videoconferência, já no começo da tarde deste sábado (13), na chamada Sala de Situação, uma central montada pelo governo local para receber informações sobre o trabalho contra doenças transmitidas pelo inseto.

Dilma falou, desde o Rio de Janeiro, ao ministro do Esporte, George Hilton, à vice-governadora, Rose Modesto, ao prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), e outras autoridades locais. A Sala de Situação fica dentro do Parque dos Poderes, na Capital.

A presidente bateu palmas pela sala de monitoramento montada no Estado. A frase sobre as medalhas foi em alusão às Olimpíadas deste ano, no Rio de Janeiro.

A Sala de Situação é uma central para onde são enviadas informações coletadas por agentes de saúde de várias cidades. São usados tablets para a coleta de dados, que são usados para ampliar a capacidade de combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Antes de irem ao local, ministro, a vice-governadora e demais autoridades percorreram ruas do Aero Rancho. Lá, encontraram focos do mosquito em uma casa e lixo próximo a uma escola.

Durante a videoconferência, George Hilton, por sua vez, disse que em Mato Grosso do Sul “está fazendo o dever de casa” e a população está disposta a colaborar. Avaliou como positiva a visita ao Estado, dentro do Dia Nacional de Conscientização sobre o Combate ao Mosquito Aedes aegypti, ressaltando a solidariedade das pessoas, já que a campanha contou com apoio de grupos religiosos e do Rotary, por exemplo.

A videoconferência foi interrompida algumas vezes por problemas técnicos. Ainda assim, Dilma e o ministro brincaram sobre o clima da região.

Primeiro, ela perguntou se estava muito quente em Campo Grande. Hilton comentou que a cidade faz jus apelido de Morena, pois ele mesmo estava “moreno” após a agenda na Capital.

Segundo informações do governo, o ministro almoça e retorna a Brasília (DF). Os trabalhos da campanha nacional, com apoio das Forças Armadas, seguem até o fim da tarde.

Mais cedo, o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, pediu ao ministro que encaminhe à presidente pedido para reconhecer situação de emergência, em Mato Grosso do Sul, em decorrência das epidemias propagadas pelo Aedes aegypti. Isto porque a medida pode agilizar a compra de mais tablets para as ações de combate à dengue, ampliando o mapeamento da presença do inseto no Estado.

Nos siga no Google Notícias