ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MS pode receber 26 médicos cubanos ainda neste ano

Vinícius Squinelo | 03/09/2013 20:50

Em Mato Grosso do Sul, 16 cidades se inscreveram e desejam contar com o trabalho de médicos cubanos. Os municípios tentam suprir a demanda de 26 vagas abertas para atendimento médico da população.

Alcinópolis (1 médico), Angélica (1), Antônio João (1), Aparecida do Taboado (3), Aquidauana (1), Aral Moreira (1), Bataguassu (2), Batayporã (1), Bela Vista (4), Deodápolis (1), Eldorado (1), Itaporã (4), Laguna Carapã (1), Nova Andradina (1), Novo Horizonte do Sul (1) e Ribas do rio Pardo (2) são as cidades sul-mato-grossenses inscritas junto ao ministério.

Os médicos participantes do programa Mais Médicos têm até a meia-noite da próxima quarta-feira (4) para indicar seis opções de municípios, em ordem decrescente de preferência. Ao fim das escolhas, o Ministério da Saúde confrontará as opções dos profissionais com a demanda dos municípios.

Os 400 cubanos que fazem parte do primeiro grupo de estrangeiros que chegou ao País serão direcionados a um total de 219 municípios, nenhum de Mato Grosso do Sul. Juntas, as regiões Norte e Nordeste receberão 91% desses médicos, 364 profissionais. Eles trabalharão em unidades básicas de saúde de 187 localidades (69 municípios e 12 distritos indígenas no Norte e 105 municípios e um distrito indígena no Nordeste). Os 36 demais médicos irão para áreas carentes em 26 cidades do Sudeste e em seis do Sul.

Até o fim do ano, outros 3.600 profissionais cubanos chegam ao Brasil para ocupar os postos remanescentes após novas rodadas de chamamento individual de brasileiros e estrangeiros.

Nos siga no Google Notícias