ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MS se inspira em SP e pode ter Virada Cultural Pantaneira

Bruno Chaves | 27/08/2013 17:11
Marquinhos apresentou proposta na sessão desta terça-feira (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Marquinhos apresentou proposta na sessão desta terça-feira (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

Inspirados na Virada Cultural de São Paulo (SP), promovida desde 2005 e copiada por outras 15 capitais brasileiras, Campo Grande e Mato Grosso do Sul também podem ter uma maratona de 24 horas de música com a "Virada Cultural Pantaneira".

Nesta terça-feira (27), o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou projeto na Assembleia Legislativa para instituir o evento em Mato Grosso do Sul, que é definido pela maratona de atrações musicais e artísticas nas principais regiões do Estado.

De acordo com o projeto, o evento seria realizado em outubro para não coincidir com o Festival de Inverno (em Bonito) e da América do Sul (em Corumbá) e pelos menos 50% das atrações deverão ser obrigatoriamente compostas por artistas regionais.

“O evento irá proporcionar aos sul-mato-grossenses acesso a inúmeras atrações culturais e reforçará o compromisso da promoção dos artistas regionais”, destacou o deputado.

Para ressaltar a constitucionalidade do projeto, Marquinhos frisou que “é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência”.

Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, o artigo 125 da Constituição Federal também foi citado para argumentar a validade do projeto. A Constituição obriga “o Estado a garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações”.

O projeto foi apresentado em parceria com a bancada do PSDB e para virar lei precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ganhar o apoio da maioria dos 24 deputados estaduais.

Nos siga no Google Notícias