ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS tem 497 instituições com a missão de ajudar o próximo, segundo IBGE

Das entidades sociais ativas em MS, 67% cuidam da família

Paulo Fernandes | 26/11/2014 11:33
Asilo São João Bosco recebe auxílio do Município, mas também depende de doações constantes (foto: Alcides Neto)
Asilo São João Bosco recebe auxílio do Município, mas também depende de doações constantes (foto: Alcides Neto)

Mato Grosso do Sul tem 497 empresas com a missão de ajudar o próximo, 251 delas em plena atividade. Esse é o número de entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Em sua segunda edição (a primeira foi realizada em 2006), a PEAS (Pesquisa de Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos), com ano de referência 2013, mapeou a rede privada de Assistência Social em atividade no País.

Mulheres e idosos - O levantamento revelou que mulheres e idosos são o público-alvo da maior parte dessas entidades em Mato Grosso do Sul. Respondem por essas áreas, respectivamente, 104 e 103 empresas.

Entre as entidades em atividade no Estado, 206 executam diretamente o serviço socioassistencial. Uma delas é o Asilo São João Bosco, na Capital, que atende 100 idosos.

O asilo é uma obra da Igreja Católica, administrada pela Arquidiocese de Campo Grande, e que recebe recursos do Município, mas também depende de doações da sociedade. Com 91 de existência, o asilo possui uma equipe de 130 funcionários que se revezam 24 horas por dia, de acordo com o diácono José Carlos.

Ajuda - Quem quiser ajudar os idosos pode fazer doações de fraldas geriátricas descartáveis, alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal, como sabonete líquido e desinfetante. As doações podem ser feitas diretamente no recanto (Avenida José Nogueira Vieira, 1900, no bairro Tiradentes) ou por meio do telefone (67) 3345-0500.

Família - Outra característica apontada pela Pesquisa de Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos é que dessas 251 entidades em atividade no Estado, 168 (66,93%) têm como foco a família.

Em todo o País são 14.791 entidades, sendo que 12.228 trabalham exclusivamente com assistência social e 79,7% têm como principal serviço ações de convivência e fortalecimento de vínculos.

Nos siga no Google Notícias