ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

MS tem baixo índice de registros sem nome do pai

Redação | 31/01/2010 13:28

Dados da Corregedoria-geral de Justiça do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) mostram que o índice de crianças registradas sem o nome do pai é muito baixo no Estado. A Anoreg (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul) explica que a quantidade é resultado de uma campanha organizada nos cartórios de registro civil, em que os funcionários estimulam as mães a indicarem o nome do pai e até mesmo a entrarem em contato, através do telefone, para convidá-lo a comparecer ao cartório e assinar o termo.

Outra iniciativa que se destaca em Mato Grosso do Sul é o "Pai de Verdade", realizada na Comarca de Dourados, localizado a 230 km de Campo Grande. O projeto, desenvolvido desde 2007, organizou a campanha "Pai presente, Filho Contente" em que 20.354 alunos, do ensino fundamental e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), de 33 escolas públicas e privadas, foram entrevistados. Na pesquisa foi possível constatar que aproximadamente 6% dos alunos não possuiam o nome do pai na Certidão de Nascimento.

O projeto, que viabilizou divulgação na mídia, imprensa coletiva, cartazes e até reuniões com os diretores das escolas, mostra também que antes desse trabalho havia 29% de registros espontâneos por parte do pai, nos casos de crianças que só tinham o nome da mãe na certidão de nascimento. Em levantamento realizado nove meses após a implantação da campanha, constatou-se um aumento para 32,5%.

Uma nova pesquisa realizada em agosto de 2009, com as famílias atendidas pelo "Projeto Pai de Verdade", apresentou que a figura paterna na sociedade atual está fundada muito mais nos laços de afetividade que nos laços consanguíneos.

De acordo com a Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS, em 2009 foram feitos 44.331 registros de nascimento no Estado.

Procedimento - O reconhecimento da paternidade, que tramita em segredo de justiça para resguardar a intimidade dos envolvidos, começa pelo convite à mãe para que compareça perante o juiz e indique o suposto pai, caso a indicação já não tenha ocorrido ao oficial do Registro Civil. Na sequência, um oficial de Justiça intimará o suposto pai para uma audiência e, se ele reconhecer a paternidade, o processo se encerra.

Se o pai indicado manifestar dúvida e desejar a realização do exame de DNA serão efetivadas parcerias que garantam a realização do teste. Se houver negativa do suposto pai, os dados colhidos serão remetidos ao Ministério Público ou a Defensoria Pública, a fim de que seja proposta uma ação de investigação da paternidade.

De acordo com a Súmula 301 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de julho de 2009, o legislador modificou a Lei nº 8.560/1992. Assim, atualmente, a negativa do suposto pai em realizar o exame de DNA no curso da ação de investigação pode caracterizar a presunção de paternidade.

Estimativas feitas por especialistas e projeções com base nas inspeções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em cartórios indicam que 1 em cada 4 crianças nascidas no Brasil não tem o nome do pai em sua certidão de nascimento. (Com informações do site do Tribunal de Justiça de MS)

Nos siga no Google Notícias