ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MS tem indústria que exporta máquinas de tijolo ecológico

Redação | 01/07/2010 17:40

A indústria Eco Máquinas, que funciona em Campo Grande, exporta máquinas para produção de tijolo ecológico para o Brasil e diversos países do exterior. Hoje, 52 casas construídas com tijolos feitos pelas prensas hidráulicas da empresa foram entregues pela Prefeitura em Itaquiraí, município que fica a 410 quilômetros de Campo Grande.

O técnico de produção Leonardo Echeverria, de 27 anos, explica que a utilização de blocos, tijolos e pisos ecológicos é ambientalmente correta porque evita a derrubada de árvores para a queima dos tradicionais tijolos de barro que são usados nas construções.

"A cada milheiro de tijolo que a gente faz, deixa de derrubar de oito a doze árvores de médio porte", garante. A empresa já ganhou vários prêmios ambientais pelo trabalho desenvolvido.

Echeverria ressalta que o custo da obra é reduzido em 40% quando se usa a prensa para fabricação do tijolo ecológico, pois ela permite economia de cimento, ferro, areia e mão-de-obra.

A empresa vende a linha de produção e oferece suporte e assistência aos clientes, além de incentivar o desenvolvimento social.

Uma empresa de Campo Grande, cliente da indústria, adquiriu no ano passado uma prensa para que detentos pudessem produzir o produto.

Tecnologia - A tecnologia das prensas hidráulicas que fabricam o "tijolo ecológico" foi desenvolvida pelo dono da empresa, em Mato Grosso do Sul. O resultado do trabalho é que hoje a indústria exporta para países como Angola, Venezuela, Peru, Cabo Verde e Bolívia, explica a diretora de marketing, Anne Bonatto.

Nos siga no Google Notícias