ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MST afirma que existe déficit no efetivo do Incra para atender os assentados

Alan Diógenes | 07/01/2015 17:49
Encontro reuniu representantes do MST/MS e do Incra/MS. (Foto: Divulgação)
Encontro reuniu representantes do MST/MS e do Incra/MS. (Foto: Divulgação)

Durante reunião na tarde desta quarta-feira (7), representantes MST/MS (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Mato Grosso do Sul) declararam que o efetivo do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) é pequeno para atender os mais de 3 mil acompanhados. O encontro foi convocado, após o grupo bloquear três rodovias federais na última segunda-feira (6).

Conforme o representante do MST/MS, Jonas Carlos, a principal batalha em prol da restruturação do Incra no Estado continua. "Mais uma vez, após essa reunião, ficou claro que o contingente do Instituto não consegue atender a demanda da Reforma Agrária e do atendimento aos assentamentos em nosso Estado. Temos mais de três mil acampados, só do MST, fora os outros companheiros de outros movimentos, 52 assentamentos, também do movimento e apenas 163 servidores na ativa, que não dão conta de toda a demanda, além da falta de infraestrutura. Portanto nossa luta pela restruturação do órgão continua, isso inclui a batalha por concurso público para mais contratações para o Instituto em MS", explicou.

O dirigente afirmou ainda que a luta continua sempre. "Com a situação de sucateamento do órgão responsável pela Reforma Agrária, com a falta de clareza de metas por parte do Governo Federal a certeza de que temos é que a batalha continua e que nós, enquanto movimento de luta, continuaremos nossas ações, protestando e exigindo os nossos direitos", destacou.

Para Marina Ricardo Nunes, que também é representante do MST/MS na direção nacional do movimento, a reunião serviu para esclarecer a situação da Reforma Agrária para todos os militantes do movimento. "Com a presença dos representantes das áreas a nossa militância fica a par de questões de extrema importância para a nossa luta. Por exemplo, os acampados ficam a par de como está o processo das áreas para a Reforma Agrária e os assentados ficam por dentro de como estão o andamento de programas federais de fomentos para a produção, habitação e estruturação", concluiu.

Marina disse que após essa reunião a deliberação é montar um grupo específico que acompanhará as ações do Incra, que ficaram definidas nessa reunião e também irá articular outras reuniões em prol da Reforma Agrária em MS.

Os pontos debatidos na reunião foram: liberação de orçamento e capacidade operacional do Incra, a questão de vistorias das terras para a Reforma Agrária em MS, créditos, habitação, estradas, energia elétrica e água nos assentamentos. Além, de questões específicas de cada área.

Nos siga no Google Notícias