ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MST encerra protesto em apoio aos índios e libera BR-262 após 4 horas

Flávia Lima | 15/12/2014 10:40
Trânsito na BR-262 já foi liberado. (Foto: Divulgação)
Trânsito na BR-262 já foi liberado. (Foto: Divulgação)

O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) encerrou o bloqueio da BR-262, em Terenos, no trecho que liga Campo Grande a Corumbá. O protesto durou quatro horas e provocou um congestionamento de cinco quilômetros. De acordo com Dinho Lopes, da coordenação do MST, o objetivo era chamar a atenção da sociedade para as questões indígenas de Mato Grosso do Sul.

A intenção era manter o protesto até a chegada da imprensa no local, mas o coordenador explicou que as lideranças decidiram por fim ao bloqueio porque o clima começou a ficar tenso no local.

“Somos um movimento pacífico, não queremos violência. Nosso objetivo de mostrar as injustiças que vem acontecendo com os indígenas do estado foi cumprido. Queremos apenas trazer as pessoas para um debate”, ressalta.

Durante o protesto o MST liberou a passagem apenas de motoristas idosos e ambulâncias. O grupo pede a intervenção da PF (Polícia Federal) e Força Nacional de Segurança, principalmente na região de Caarapó, a 273 quilômetros da Capital.

“Semana passada dois indígenas desapareceram e apenas o corpo de um deles, o de uma jovem de 17 anos, foi encontrado até agora”, afirma o coordenador. Ele conta que os indígenas participavam do processo de retomada de uma área próxima a Reserva Indígena Tey’ikue em Caarapó que, segundo eles está sendo desmatada por fazendeiros da região.

Dinho explica que área ocupada pelos indígenas já foi demarcada pela Funai (Fundação Nacional do Índio), mas até o momento não há um posicionamento sobre a terra.

O protesto contou com a participação de pelo menos 200 integrantes do MST que moram no acampamento Dorcelina Folador, que existe há dois anos e fica nas imediações da BR-262. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) mandou duas equipes para o local e segundo a assessoria de imprensa não registrou qualquer tipo de incidente.

Nos siga no Google Notícias