ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Mudança no consignado protege aposentado da própria família

Bruno Chaves | 22/07/2013 20:25

A nova resolução do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que visa coibir fraude durante a solicitação de um segundo empréstimo consignado, protege o aposentado da própria família. A informação é do membro da diretoria da Aapc/MS (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Campo Grande e do Estado), Luiz Fernando da Silveira Osório.

Luiz explicou que a norma do instituto suspende os descontos das parcelas de empréstimo consignado quando o beneficiário entra com denúncia de fraude. Dessa forma, a margem consignada durante o período de apuração da acusação permanecendo bloqueada.

“O maior problema que o idoso enfrenta, na maior parte das vezes, é o próprio familiar, que faz os empréstimos. O problema é o filho, o neto e outros que fazem o consignado. Já vi casos deles reterem o cartão e manipularem o idoso, que não denuncia por questão de sentimentos”, conta.

Para o diretor de benefícios do INSS, Benedito Brunca, a medida pretende preservar o sistema e os segurados. “Nós fizemos um aprimoramento do cumprimento de uma Ação Civil Pública que nós já cumpríamos desde 2008. Nós tínhamos uma situação em que nós cancelávamos o empréstimo e restituíamos a margem. E agora, nós estamos fazendo esse processo de suspensão, mantendo a margem retida até o final da apuração do fato”, explica.

Só em 2010, de acordo com o Governo Federal, aposentados e pensionistas movimentaram R$ 26,8 bilhões em crédito consignado. No Centro-Oeste foram realizados 33.916 contratos, que representam R$ 102,1 milhões.

“Na minha opinião, o idoso tem que administrar seu patrimônio sozinho. Os familiares dão sempre a mesma desculpa de que eles não têm condições de mexer com dinheiro e se aproveitam dos benefícios dos idosos”, afirma Luiz.

No entanto, o membro da associação explica que, muitas vezes, o próprio idoso faz o consignado e se esquece. Outras vezes, o que ocorre com facilidade, aproveitadores tomam posse dos dados de aposentados para fraudarem empréstimos.

“Por isso estamos aqui para orientar e explicar o funcionamento dos consignados a esses cidadãos. Acompanhamos eles ao banco, ajudamos por telefone e até evitamos que eles caiam em golpes, de estelionatários e de familiares”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias