ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Mulher que contraiu febre amarela esteve em Bonito

Redação | 12/01/2008 07:10

A paulistana que está recebendo tratamento contra febre amarela e que, segundo o Ministério da Saúde provavelmente se infectou em Mato Grosso do Sul, esteve em Bonito e, inclusive teve contato com macacos, conforme o diretor de Vigilância de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Eugênio de Barros. Ele afirma que não há como ser enfático em afirmar que a mulher contraiu a doença em Bonito, mas por precaução segue hoje com uma equipe de controle de vetores para fazer borrifação contra mosquitos no município, um dos mais visitados por turistas no Mato Grosso do Sul. Somente para o carnaval são esperados 15 mil turistas no município.

Barros afirma que ocorreram suspeitas de mortalidade de macacos em Aquidauna e Anastácio, por conta da doença, mas nada foi confirmado. Segundo ele, as carcaças encontradas já estavam em adiantado estado de putrefação e em outros casos somente ossadas foram achadas, inviabilizando o exame, feito a partir das vísceras. O mosquito é o vetor da doença e o macaco o hospedeiro. Eugênio diz, ainda, que não houve nenhuma outra confirmação da doença em Mato Grosso do Sul, embora tenham ocorrido suspeitas e conseqüentes pedidos de exames em Camapuã, Bataguassu, Campo Grande, Maracaju, Miranda e Jardim.

Segundo Eugênio, foi descartado, inclusive uma suspeita de turista vinda de Maringá (PR), que passou por Dourados e seguiu depois para Rondônia. "Não era febre amarela", diz. De dezembro do ano passado até agora foram 15 notificações de febre amarela em todo o País e duas confirmações. Uma delas é justamente desta mulher que teria contraído a doença em Mato Grosso do Sul. Outra é de uma mulher de Brasília que teria se infectado em uma propriedade de ecoturismo de Goiás e acabou morrendo.

Caso confirmado

Nos siga no Google Notícias