ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Murilo discute com TJ "devolução" de presos para cidades de origem

Marta Ferreira | 22/03/2011 17:13
Murilo esteve hoje no Tribunal de Justiça. (Divulgação)
Murilo esteve hoje no Tribunal de Justiça. (Divulgação)

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM), se reuniu com o presidente do TJ (Tribunal de Justiça), Luiz Carlos Santini, para a discussão de um convênio entre a prefeitura e o TJ/MS para a redução da população carcerária no estabelecimento penal semi-aberto de Dourados. A ideia é devolver os presos para as cidades de origem, fazendo um mutirão judiciário.

O estabelecimento penal semi-aberto em Dourados funciona, segundo Murilo, em uma escola adaptada, e lá cumprem pena 800 condenados.

“Nós precisamos fazer com que mude o quadro atual e o presidente do Tribunal está nos abrindo esse diálogo para que o judiciário, juntamente com a prefeitura, possa, por meio de um convênio, fazer um mutirão para devolvermos os presos para cumprirem suas penas na cidade de origem”, afirmou o prefeito de Dourados.

De acordo com o presidente do TJ, o papel do Tribunal neste convênio é agilizar os processos, juntamente com a vara de execuções penais de Dourados.

“Até mesmo de tribunal pra tribunal se for o caso, porque para a remoção do preso de Dourados para outros municípios fora de Mato Grosso do Sul existe a necessidade de um diálogo entre tribunais sobre a possibilidade de vaga para essas remoções. Ao mesmo tempo, iremos atender as determinações da Lei de Execução Penal, que, neste caso, é fazer com que o condenado em regime semi-aberto cumpra a pena mais perto da família”, destacou Santini.

Murilo afirmou que a prefeitura vai disponibilizar as condições materiais para a viabilidade do convênio, caso haja necessidade de contratar advogados para suporte à vara de execuções penais e garantir celeridade no andamento dos processos.

Nos siga no Google Notícias