ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Mutirões da Saúde em MS irão oferecer quatro especialidades médicas

Flávia Lima | 09/01/2015 17:05
Secretário de Saúde Nelson Tavares diz que mutirões devem começar em três meses. (Foto:Arquivo Campo Grande News).
Secretário de Saúde Nelson Tavares diz que mutirões devem começar em três meses. (Foto:Arquivo Campo Grande News).

Pelo menos quatro especialidades médicas deverão ser atendidas nos mutirões que o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, está organizando e que devem ter início nos próximos três meses em quatro macrorregiões (Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Corumbá), atingindo, ao todo, 11 municípios.

Tavares ainda não tem ideia de quantos profissionais estarão envolvidos nos mutirões, mas adianta que a equipe médica deve ter pelo menos 30 profissionais. Parte proveniente de Campo Grande e o restante dos próprios municípios atendidos. “Há um grande interesse por parte dos médicos do SUS aqui da Capital em ajudar nesses mutirões. Mas a nossa ideia é que os profissionais do interior também participem, já que nosso objetivo é deixar cada região estruturada para seguirem com as cirurgias depois do fim desse processo”, diz

De acordo com o secretário, as especialidades que em princípio iriam compor os mutirões são Oftalmologia, Ortopedia, Cirurgia Geral e Ginecologia. Entre elas, as cirurgias na área de trauma são as que tem uma demanda maior, por isso a Ortopedia deverá ter uma atenção especial.

Uma equipe técnica da secretaria de Saúde foi hoje para a região de Coxim, onde existe um hospital regional, e deve permanecer durante todo o final de semana fazendo um levantamento detalhado da estrutura hospitalar local, junto a profissionais de saúde locais e do poder público municipal. Segundo Nelson Tavares, as equipes também já entraram em contato com autoridades públicas de outras cidades, como Ivinhema, Ponta Porã e Paranaíba.

Além de Coxim, a equipe vai passar também por Alcinópolis, Rio Verde, Pedro Gomes e Sonora.“É uma organização muito complexa, precisamos analisar com cuidado a realidade local para saber se realmente há a possibilidade de implantar todas as especialidades. Além disso é preciso esquematizar um plano de mobilização e logística”, destaca.

O secretário adiantou que a região de Coxim conta com profissionais capacitados na área de Ortopedia, por isso acredita que não haverá problema em realizar cirurgias dessa natureza na região Norte. O obejtivo nessa fase de visitas, é fazer parcerias com os municípios que possuem uma boa estrutura médica, facilitando assim, a realização de cirurgias de pequena a média complexidade, sem precisar encaminhar o paciente para Campo Grande.

“Estamos vendo a possibilidade de providenciar alguns equipamentos urgentes para a realização dessas cirurgias, se for o caso ”, diz.

No caso das cirurgias ortopédicas, por exemplo, Nelson Tavares Caso afirma que, caso seja necessário transportar pacientes para Campo Grande, a ideia é que parte dessas pessoas possam ser levadas para o Hospital Regional Rosa Pedrossian, que atualmente não dispõe dessa especialidade.

“O Regional seria uma referência nessa área também para ajudar a desafogar a Santa Casa. Tudo vai depender da análise que faremos junto ao governador Reinaldo Azambuja para equipar o hospital nesse sentido e implantar essa especialidade”, afirma o secretário. Para isso, ele o governador farão na segunda-feira à tarde uma visita ao Rosa Pedrossian para uma avaliação mais complexa do espaço.

Nos siga no Google Notícias