ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Mutuários da Agehab têm desconto de até 100% para negociar dívida

Leonardo Rocha | 10/09/2015 08:27
Quem estiver com dívidas com a Agehab terá descontos na hora da renegociação (Foto: Fernando Antunes - Arquivo)
Quem estiver com dívidas com a Agehab terá descontos na hora da renegociação (Foto: Fernando Antunes - Arquivo)

O governo estadual sancionou a criação do programa “Morar Legal”, que pretende renegociar dívidas de mutuários com a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul). Eles poderão ter desconto de até 100% em juros no pagamento à vista do débito.

A proposta enviada pelo executivo recebeu após emendas dos deputados, entre elas que amplia de 30 para 60 dias o prazo para que a lei entre em vigor, depois de publicada, para que haja mais publicidade à população, que vai conhecer melhor o programa.

Assim como para quem parcela a dívida em 4 vezes, tendo um desconto de 60% nos juros, além do fato que se o titular da dívida falecer, esta será quitada. Também foi incluído o procurador particular entre as pessoas que podem buscar a Agência para fazer a renegociação.

O número de prestações mensais e consecutivas vai ficar a critérios de cada beneficiário, de acordo com sua capacidade de pagamento, limitando a 120 meses. Também deve ser pago o valor da entrada o equivalente a duas prestações do acordo firmado.

O programa visa diminuir o número de inadimplentes, que segundo a Agehab, chegava a 6.347 beneficiários, tendo como valor aproximado da dívida de R$ 49,5 milhões, destes R$ 20 milhões apenas decorrentes de juros sobre os valores em atraso.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou que apesar das prestações serem de pequeno valor, a dívida ocorre em função do perfil de baixa renda dos beneficiados, que muitas vezes causa impacto no orçamento financeiro.

Nos siga no Google Notícias