ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Na 3ª invasão do ano, 300 famílias acampam em prédio do Incra

Raiza Calixto | 16/07/2015 11:02
Os integrantes do movimento sem-terra invadiram o prédio do INCRA no início da manhã(Foto:Fernando R. Ientzsch)
Os integrantes do movimento sem-terra invadiram o prédio do INCRA no início da manhã(Foto:Fernando R. Ientzsch)
O presidente do Mac, Claudinei Monteiro ressalta que a manifestação terá duração indeterminada.(Foto:Fernando R.  Ientzsch)
O presidente do Mac, Claudinei Monteiro ressalta que a manifestação terá duração indeterminada.(Foto:Fernando R. Ientzsch)
Cerca de trezentas famílias participam da manifestação(Foto: Fernando R.Ientzsch)
Cerca de trezentas famílias participam da manifestação(Foto: Fernando R.Ientzsch)

Cerca de 300 famílias do MST (Movimento Sem Terra) e do MAC (Movimento da Agricultura Camponesa) invadiram, no início da manhã de hoje (16), o prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). É a terceira ocupação do prédio, que fica no antigo Shopping Marrakech, no Jardim dos Estados, em Campo Grande, nos últimos três meses.

Em uma das invasões, o MST participou de marcha com a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Agora, eles cobram o cumprimento do acordo realizado em junho, que previa o envio de equipes de Brasília para agilizar a retomada da reforma agrária em Mato Grosso do Sul. A direção nacional prometeu enviar um grupo até ontem (15).

“Nós cumprimos o acordo que fizemos com o INCRA, mas o órgão não cumpriu a parte dele, as equipes não vieram, e nós estamos sendo prejudicados. Famílias inteiras vieram protestar, trouxeram inclusive as crianças,porque eles não aguentam mais arriscar suas vidas morando nas beiradas de estradas, e nós vamos ficar aqui o tempo que for preciso, viemos preparados, e queremos uma resposta satisfatória", declarou Claudinei Monteiro, 36 anos, presidente do MAC.

Entre as reivindicações dos sem-terra estão o cadastramento, a vistoria das áreas e a formação de novos assentamentos. Neste ano, só foram assentadas 178 famílias na Fazenda Nazaré, em Campo Grande. Os movimentos estimam que são necessários 30 mil lotes para atender a demanda no Estado.

O pedreiro Emanuel Lopes, 40, luta por um lote há cinco anos. Ele acredita que os sem-terra precisam fazer essa mobilização para conseguir melhorias de vida. ”Olha, é muito importante que todos os sem-terras participem mesmo dessas manifestações, só nós sabemos o que enfrentamos nas beiras de estradas,se ficarmos la esperando o pessoal de Brasília vir avaliar a nossa necessidade, nada vai acontecer, estamos lutando por nossos direitos há vários anos”, desabafou.

Conforme o superintendente do Incra, Sidney Ferreira, espera uma solução pacífica para a ocupação. Ele destacou que os sem-terra serão atendidos e a pauta vai ser analisada pela direção do órgão.

”Nós recebemos os representantes do movimentos, e pedimos para que eles tragam a pauta escrita, para uma avaliação, e dessa forma tentaremos conseguir uma solução satisfatória na medida do possível, tem também a questão do cenário nacional, do fator ecônomico, o orçamento esta sendo disponibilizado apenas nesse mês, precisamos analisar toda a situação para atender melhor os sem-terras que estão no direito deles de se manifestarem", afirmou.

Antonio Montebeller, 38, proprietário de uma loja dentro do mesmo prédio do Incra, contou que as manifestações não alteram a rotina do estabelecimento. As lojas funcionaram normalmente nesta quinta-feira.

Nos siga no Google Notícias