ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Na UFMS, alunos reclamam da falta de segurança e relatam roubos a carros

Elverson Cardozo | 19/09/2013 16:16
Cerca de 7 mil pessoas passam pela UFMS diariamente. (Foto: Arquivo)
Cerca de 7 mil pessoas passam pela UFMS diariamente. (Foto: Arquivo)

Acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, reclamam da falta de segurança no campus da universidade. Roubos a carros e motos tem se tornado, segundo relatos, comum.

Prova disso é o prejuízo de praticamente R$ 700,00 que o estudante de eletrotécnica industrial, Paulo Antônio Sarmento Leite, de 21 anos, terá de arcar. Bandidos levaram, nesta quarta-feira (18), o painel da moto dele, uma Fazer 250.

Ele entrou para a sala por volta das 19h30 e quando saiu, perto das 20h30, percebeu que alguém havia levado o equipamento. O veículo, contou, estava estacionado nas proximidades de um prédio conhecido como “Multiuso”, entre as piscinas e o Teatro Glauce Rocha.

“No momento em que cheguei estava passando um guarda, de moto. Parei ele para reclamar e a única coisa que ele fez foi anotar meu nome, os dados da moto. Disse que vai mandar meus dados para a estatística. De que adianta?”, questiona.

Apesar do Boletim de Ocorrência, que ele diz ter registrado na Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), a peça dificilmente será recuperada. “Só o painel é quase R$ 700,00. Não é uma coisa que a gente pode achar normal acontecer”, protestou.

O fato, segundo o universitário, não é uma situação isolada. Hoje, por exemplo, ele ficou sabendo, pela internet, que roubaram o carburador da moto de outro acadêmico.

Em e-mail enviado ao jornal, o jovem questiona: “Onde está a segurança da UFMS?” Em seguida, em tom crítico, responde: “Na reitoria, cuidando dos manifestantes, enquanto os bandidos fazem a festa no resto da universidade.

Paulo Antônio estar afirma estar indignado com a universidade porque, a cada dia, “fica sabendo de algo diferente”. “De que adianta toda a repercussão do caso de estupro? [...] A segurança aparentemente foi reforçada, quer dizer, aumentaram o número de funcionários para ter outra fonte para roubar? Há uns meses, entraram no departamento e furtaram o Ipad e o notebook de um dos meus professores. Um absurdo”, finalizou.

Ações de segurança - A assessoria de imprensa da UFMS informou que uma equipe terceirizada faz a segurança do campus, por onde passa, diariamente, cerca de 7 mil pessoas. Os “guardas” fazem ronda, mas a entidade afirma que é impossível monitorar individualmente.

Também esclarece que a coleta de dados por parte do segurança, informada pelo estudante que teve o painel da moto roubada, é um procedimento padrão. Só com base em estatísticas é que a UFMS podem adotar novas medidas de segurança, daí a importância de registrar, também, o boletim de ocorrência.

Dentre as ações já implementadas, informou a assessoria da universidade, estão: a construção de postos de vigilância, cercamento de reserva ambiental e da APP, cercamento do autocine do Estádio Morenão, Fechamento da passagem entre a Piscicultura e o H, instalação de câmeras de monitoramento, aquisição de veículos para a divisão de segurança patrimonial e da comunidade, Implementação de linha regular de ônibus, circular entre a Biblioteca Central, FAMEZ e Instituto de Química, no horário das 6h45min às 22h45min, de segunda a sexta-feira, melhorias na iluminação do campus universitário, PODAS de árvores para melhorias na visibilidade, criação do grupo de trabalho gestão da segurança e da convivência no programa UFMS sustentável e instituição da comissão permanente de segurança. O sistema de monitoramento encontra-se em fase de implantação.

Nos siga no Google Notícias