ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Na véspera ou no dia, não pensar no Enem ajuda no desempenho da prova

Mariana Lopes | 25/10/2013 20:18
(Foto: João Garrigó)
(Foto: João Garrigó)

Chegou o grande dia! Esteja preparado ou não, agora não é mais hora de tentar correr atrás do prejuízo ou ficar preocupado com o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O que vale é esvaziar a mente de preocupações que não contribuem com a prova e se concentrar em apenas responder as questões. Por mais que seja difícil se manter alheio à tensão e à pressão que assombra todo candidato, algumas dicas podem ajudar a manter a calma, sem perder o foco.

Para a véspera, e isso vale até para colocar em prática hoje para a prova de amanhã, o ideal é ir atrás de uma atividade relaxante. “É bom assistir um filme, ficar com pessoa que goste, o lazer é justamente para dispersar o pensamento”, orienta o psicólogo Pablo Ferelli.

Segundo ele, quanto mais o candidato pensar na prova, mais cansado ele estará na hora de resolver as questões. “A pessoas se desgasta antes do tempo, isso prejudica, o ideal é pensar em coisas que não estejam nem relacionadas ao Enem”, explica Pablo.

No dia, o psicólogo orienta que o candidato faça uma alimentação leve, evitando massas ou gorduras. Uma boa noite de sono também ajuda para manter a mente tranquila, e consequentemente reflete no desempenho.

A prova - O ideal é chegar ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência. Em Mato Grosso do Sul, nos dois dias os portões das escolas e universidades abrem às 11h e fecham pontualmente às 12h, horário que inicia o exame.

Para não haver confusão, é importante lembrar que o horário divulgado no site oficial do Enem e do Inep é o de Brasília, que é uma hora adiantada em relação aos relógios de MS, por causa do fuso horário.

Depois de cumprir o protocolo antes da prova, no qual o candidato apresenta um documento de identificação original com foto ao fiscal, que fica na porta da sua respectiva sala, é hora de se concentrar e aguardar as questões.

No sábado (26), as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sendo que cada uma é composta por 45 questões.

O primeiro dia tem duração de 4h30 e, de acordo com o Inep, a média de tempo para responder cada pergunta é de 2,5 minutos. Por isso, a concentração, aliada à mente tranquila, acaba somando pontos no desempenho do candidato.

O domingo (27), segundo dia de prova, é mais longo, com 5h30 para os estudantes resolverem as questões e escrever a redação. E é considerado também o mais tenso, por causa da dissertação.

As provas do domingo são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias, cada uma também contendo com 45 questões.

Nos siga no Google Notícias