ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Negros já contabilizam conquistas, mas ainda sofrem com preconceito

Luciana Brazil e Viviane Oliveira | 20/11/2013 11:39
Sobrinho de Tia Eva, seu Otávio lamenta a falta de incentivo. (Fotos:Marcos Ermínio)
Sobrinho de Tia Eva, seu Otávio lamenta a falta de incentivo. (Fotos:Marcos Ermínio)

No dia da Consciência Negra, comemorado hoje (20) em todo país, conquistas já podem ser celebradas, mas ainda há muito com o que se preocupar. Entre vitórias e lutas, os negros e afro-descendentes ainda sofrem com o racismo, com a desigualdade e com a cruel diferença imposta pela história do país.

Em Mato Grosso do Sul, onde 4,6% da população é negra, a realidade não é diferente. O povo se alegra com a inclusão na sociedade e com o reconhecimento, apesar de muitas vezes este ser tímido. Porém, 125 anos após o fim da escravidão, ainda é comum se deparar com o desrespeito e com a indiferença diante da raça.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros de Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto da Silva Versoza, classifica o momento da história como “fruto de muitas lutas”, mas ressalta que o reconhecimento do povo negro é “ínfimo”, diante da contribuição dada pelos mesmos.

“A luta começou no período colonial, mas as conquistas só começaram a se concretizar na época da república. Ainda tem muita coisa que precisa ser feita”.

O brasileiro não se admite preconceituoso, aponta Carlos. “Diz que não tem preconceito, mas diz: ‘só não gosto...’. É difícil”, ri o presidente.

A implementação definitiva da lei que institui na educação escolar o estudo da cultura negra e afro brasileira é uma das ambições atuais dos representantes dos negros no país.

“Isso traria uma mudança de olhar, mostrando os valores e a contribuição dada pelo povo. A lei existe há 10 anos, mas falta vontade política dos governantes para que ela seja praticada. Material tem. Existem muitas pesquisas referentes a isso”, frisa Carlos.

Ao falar em discriminação, Carlos explica que o racismo se transforma em intimidação, levando o descriminalizado a se sentir acuado, ou até culpado. “O racismo é um crime perfeito porque acaba vitimizando o descriminado. Ele se sente tão intimidado que não expõe a discriminação e muitas vezes até se sente culpado”.

Porém, ele acredita que em Mato Grosso do Sul, os negros estejam superando o medo. “Antes não havia queixas de racismo. Hoje, já temos duas queixas. Isso significa que o negro está vencendo e se sentindo menos acuado”.

Dos mais de 2 milhões de habitantes no Estado, 120.096 pessoas são negras. Campo Grande detém a maior parte dos habitantes negros, 42.347 vivem na Capital.

Lucia diz que o chicote ainda existe, mas de outras formas.
Lucia diz que o chicote ainda existe, mas de outras formas.

A titulação de terras quilombolas no Estado está entre os objetivos de conquista dos negros. Segundo Carlos, são 21 comunidades em Mato Grosso do Sul- (Furnas do Dionísio, em Jaraguari, Furnas da Boa Sorte, em Corguinho, Chácara Buriti, em Anahanduí, e São Miguel, em Maracaju) porém, apenas quatro foram tituladas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

“A titulação garante benefícios e permite que eles tenham acesso a crédito, mini-créditos, assim como os indígenas. Essas terras são onde os quilombos se agrupavam ou fugindo da escravidão ou pós- escravidão. E existem os descendentes que vivem nessas terras”, explicou Carlos.

Ao falar sobre cotas para negros em concursos, instituições de ensino e outros, Carlos garante que se trata de uma redimição de erros cometidos pelo Estado maior, a Nação.

“O estado brasileiro errou, cometeu muitos erros. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão na América do Sul. As cotas são um forma de redimir o erro”, afirmou.

“Tratar o desigual de forma desigual garante que este possa ter oportunidade”, finalizou.

Usando os ensinamentos da mãe ele diz que “a gente precisa dar nossos pulos e tocar a vida”. “O racismo é muito ruim para quem passa. É uma dor muito grande”, lamenta.

Há 10 anos, as cotas foram implantadas nas universidades do país. No ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou a lei como constitucional.

Negro: “Muita coisa já mudou. Já conquistamos nosso espaço. Mas todo dia o negro precisa provar que é capaz. O chicote não á mais aquele que todo mundo conhece, mas ele existe e está escondido”, disse a presidente da Associação dos Descendentes da escrava Tia Eva, Lucia da Silva, 50 anos.

Ela lembra ainda que o negro está inserido de alguma forma na sociedade. “Em todas as profissões tem um negro. Isso mostra nosso valor”.

O bisneto da Tia Eva, Otávio Gomes de Araújo, 76 anos, lamenta a falta de incentivo e diz que muitos jovens negros continuam fora da escola. “A questão do preconceito não mudou”, afirma.

O Dia da Consciência Negra é celebrado na morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que morreu em 1695.

Nos siga no Google Notícias