ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Nelsinho avisa que "taxa do poste" será aplicada em 2009

Redação | 05/02/2009 15:20

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), avisou hoje à tarde que a "taxa do poste" será aplicada ainda este ano. Até o fim de 2008, ele havia garantido que a contribuição só começaria a vigorar se a crise "batesse à porta" do município.

Entretanto, em entrevista à imprensa em evento na Câmara dos Vereadores, Nelsinho afirmou que só está esperando a definição do reajuste da tarifa de energia pela Enersul, anunciada no mês passado.

"Vai ser aplicado ainda este ano. Nós estamos com todos os instrumentos prontos para sua aplicabilidade, queremos ver como vai se desenrolar essa questão do reajuste da tarifa, até porque qualquer medida nossa intempestiva ou antecipada, poderia nos levar a ser julgados como os vilões dessa história", declarou Nelsinho.

No dia 16 de dezembro do ano passado, Nelsinho se reuniu com deputados estaduais e assumiu o compromisso de aplicar a taxa do poste apenas em duas situações: se a Justiça determinar que as concessionárias não poderão repassar o valor para o consumidor ou se as empresas, por meio de acordo com a prefeitura, pagarem a taxa sem aumentar a tarifa.

"Não podemos ser colocados como vilões. Pela própria Lei que aprovamos, isso não procede, porque nenhum impacto pode ser repassado ao consumidor. E tão logo se resolva essa questão tarifária da Enersul, nós vamos encaminhar o andamento deste processo", avisou o prefeito.

A "Lei do poste", que foi aprovada no fim do ano passado pela Câmara, e sancionada dias depois pelo prefeito, taxa a utilização do espaço público em Campo Grande, como solo, subsolo e espaço aéreo. A cobrança vai atingir de grandes empresas aos raizeiros que ocupam as calçadas em vários locais na Capital. A taxa será paga mensalmente.

O prefeito afirma que quer um "pedaço" do lucro de grandes empresas, como Net, Enersul e Águas Guariroba, só para citar alguns exemplos, com o objetivo de reverter os ganhos em obras para a população.

Nos siga no Google Notícias