ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Nelsinho diz que residência em pediatria começa em 2010

Redação | 30/12/2009 10:08

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), confirmou nesta manhã que a residência em pediatria na Santa Casa deve ser aberta no início do ano que vem.

Ele vê a formação de novos profissionais como uma das principais saídas para a falta de profissionais que atendem crianças nos centros de saúde da Capital.

"Vamos abrir no ano que vem, mas esses profissionais só ficarão prontos para trabalhar daqui a três anos", detalhou o prefeito, na saída de uma confraternização da qual participou com os funcionários dos Correios.

Dos 230 pediatras que trabalham em Campo Grande, menos da metade atende na rede pública, cerca de 100, conforme estimativa da Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul.

O número é ainda menor quando se trata da rede municipal, o que acaba sendo agravante para as condições de trabalho nos postos de saúde.

Segundo a Sociedade de Pediatria, um profissional costuma atender cerca de 80 crianças em um plantão de 12h.

O que deixa a situação ainda mais grave é que os médicos costumam ter em média de três a cinco minutos com cada paciente, tempo considerado ínfimo para realizar um bom diagnóstico.

Em agosto deste ano, membros da Sociedade propuseram à prefeitura a criação de quatro pontos especializados, com a infra-estrutura necessária, para centralizar o atendimento pediátrico na cidade. Entretanto, por enquanto, os médicos especializados em crianças permanecem fazendo plantões apenas nos postos.

O prefeito diz que o valor pago pelos plantões não é o principal problema da pediatria, e sim a falta de profissionais. Ele acredita que o problema vai ser amenizado, a médio e longo prazo, com a residência na Santa Casa.

Nos siga no Google Notícias