ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Net esconde direito dos assinantes fazendo "promoção"

Redação | 18/04/2009 11:05

Em uma tentativa de esconder dos clientes de TV por assinatura o direito de terem um ponto-extra gratuitamente, atendentes de empresas de TV a cabo têm ligado para os assinantes de Campo Grande oferecendo a "isenção" do custo em troca de um pacote um pouco mais caro.

Ontem, o Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu que as operadoras de TV por assinatura não podem mais cobrar pelo ponto-extra de que quem já paga pelo serviço, independentemente do pacote que o cliente tenha adquirido.

Na tarde de sexta, porém, em uma tentativa aparentemente de aproveitar ainda a desinformação sobre o assunto, clientes receberam propostas da Net, via telefone.

Quem paga R$ 25 por mês por um ponto-extra, recebeu a ligação oferecendo a "isenção" do ponto se o clinente aceitasse pagar mais R$ 5 por mês que daraim direito a mais dez canais e "degustação" da programação completa oferecida pela empresa.

Para outros clientes as atendentes da Net ligam e dizem que a empresa está oferecendo "gratuitamente" um ponto-extra sem revelar que, a partir de agora, a Anatel obriga eles oferecerem sem custo tal serviço.

Detalhes - De acordo com a decisão da Agência, as operadoras de TV por assinatura só poderão cobrar pelo serviço de instalação do ponto adicional,não mais mensalidade, e este custo tem de ser o mesmo da instalação ou reparo do ponto-principal.

A Anatel também estabeleceu que a programação do ponto-extra, inclusive programas pagos individualmente pelo assinante, qualquer que seja o meio ou a forma de contratação, tem de ser a mesma do ponto-principal, quando instalados no mesmo endereço residencial.

Em junho de 2008, a Anatel baixou a resolução 488/07, onde impõe obrigações às operadoras de TV por assinatura no Brasil, atendendo a inúmeras reclamações registradas por consumidores no Brasil.

A maior polêmica era proibição da cobrança, o que causou intensa manifestação por parte das empresas do setor e provocou o adiamento por seis vezes da decisão que finalmente saiu ontem.

A reportagem do Campo Grande News tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Net, porém o telefone disponibilizado no site na empresa cai na caixa de mensagens. Foi deixado um recado, contudo, até o momento, ninguém retornou.

Nos siga no Google Notícias