ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

No 3º dia de inscrição no Sisu, 20 cursos têm menos inscritos que vagas

Ricardo Campos Jr. | 18/01/2011 13:00

Maioria é de licenciatura no interior do Estado

No terceiro dia de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 20 cursos oferecidos por universidades públicas em Mato Grosso do Sul ainda não tiveram número de inscritos igual ou superior às quantidades de vagas oferecidas. Problemas podem ter dificultado o acesso dos estudantes, mas em alguns casos, menos de 10 pessoas optaram por algumas graduações.

A maior parte dos cursos que não completaram as vagas é de licenciatura e nos campus do interior do Estado. Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), por exemplo, todos os 8 cursos nessa situação são destinados à formação de professores. Alguns devem ter número de vagas completado nos próximos dias, visto que restam poucas.

Letras, com habilitação em Português e Literatura, oferecido em Aquidauana, por exemplo, tem, por hora, 17 inscritos para 25 vagas. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (18) pelo MEC (Ministério da Educação). Ontem (17) esse curso tinha menor concorrência dessa instituição, pois tinha apenas 5 inscritos.

A concorrência atual é de 0,68 candidatos por vaga. O sistema, depois de atualizado, retirou as notas de corte dos cursos que ainda não tem número de vagas completo.

O curso de Letras com habilitação em Português e Espanhol, em Aquidauana, tem ainda 10 vagas disponíveis. Pode ser uma solução para estudantes que tem disposição para estudar no interior e desejam menor concorrência.

Acontece o mesmo com os cursos de Matemática e História, em Aquidauana; História em Nova Andradina; Matemática, em Paranaíba; Letras (habilitação em Português e Inglês) em Três Lagoas; e Matemática no Campus do Pantanal. Alguns destes têm poucas vagas remanescentes. Quando completarem a seleção será feita por nota de corte.

Na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) 12 cursos não tiveram tantos inscritos quanto o número de vagas. O tecnológico em Agroecologia, oferecido em Glória de Dourados, tem 7 inscritos para 35 vagas e concorrência atual de 0,20 candidatos por vaga.

Matemática, oferecido em Cassilândia, tem 11 inscritos para 35 vagas. Licenciatura em Computação, no campus de Nova Andradina, teve 15 inscritos para 35 vagas disponíveis.

Nota de corte - Nos casos em que o número de inscritos ultrapassa a quantidade de vagas, entram na lista dos aprovados os estudantes que obtiverem as maiores pontuações. Assim, o valor obtido no Enem pelo último aprovado torna-se a nota de corte.

Isto significa que os estudantes que possuem pontuação inferior já não entrarão na lista de primeira chamada. Caso algum candidato tenha nota maior que a de corte, a relação é alterada e o valor mínimo para ingresso tem aumento.

Alguns cursos tiveram mudanças nas notas de corte após a atualização. Medicina, o mais concorrido do Estado, que é oferecido pela UFMS, não teve muitas alterações. Apenas 3 pessoas se inscreveram entre as atualizações do sistema. A nota de corte foi de 798,80 para 803,87.

Pedagogia oferecido pela UFMS em Aquidauana teve aumento de 82,03 pontos na nota de corte. Ontem, a menor nota entre os aprovados era 363,75 e hoje, 445,78.

O curso mais concorrido da UEMS, bacharelado em Direito oferecido em Paranaíba, teve aumento de 51,56 pontos na nota de corte. Engenharia Física, que teve maior pontuação do primeiro colocado em relação aos demais oferecidos pela instituição, aumentou 91,5 pontos no valor de corte.

Prorrogação - Estudantes têm até a próxima quinta-feira para inscreverem no Sisu. Determinação judicial prolongou o período que se encerraria hoje. Os alunos relataram dificuldades para acessar a página, que ficou sobrecarregada.

De acordo com o site do MEC a primeira chamada está prevista para sair no dia 24 de janeiro. A matrícula dos selecionados será nos dias 27, 28 e 31 de janeiro. A segunda chamada será no dia 4 de fevereiro e a terceira, dia 13 de fevereiro. Estudantes poderão solicitar participação na lista de espera de 13 a 17 de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias