ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

No Estado, 700 pessoas foram 'cobaias' voluntárias de vacina contra dengue

Flávio Paes | 29/12/2015 23:00
Vacina não garante 100% de imunização (Foto:Divulgação)
Vacina não garante 100% de imunização (Foto:Divulgação)

Em Mato Grosso do Sul, 700 pessoas nos últimos quatro anos, de forma voluntária, serviram de “cobaias” para a primeira vacina contra a dengue que teve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Um destes voluntários, foi o auxiliar administrativo Mateus Berlamino, que tomou a primeira dose experimental da vacina desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi, divisão da Sanofi Pasteur, quando tinha 13 anos de idade. Mateus garante que para ele a vacina funcionou, tanto que nunca teve a doença.

A nova vacina, segundo o médico infectologista José Ivan, em entrevista ao MS TV 2ª Edição, da TV Morena, por conta do seu alto custo (R$ 80,00 por dose, são necessária três), dificilmente o governo terá condições de disponibilizar gratuitamente à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Já o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, o Governo vai manter a estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. “A vacina não diminui em nada a nossa responsabilidade no combate ao mosquito. Ela não dá cobertura especialmente ao Zika vírus, que é o nosso grande inimigo. Então, nós não podemos, em hipótese nenhuma, relaxar diante do mosquito”, afirmou.

Para ser comercializada, a vacina ainda depende da definição do valor de cada dose pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, processo que dura em média três meses. De acordo com a Agência Brasil, inicialmente o medicamento será disponibilizado para a rede particular de laboratórios e a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS vai avaliar se vale a pena incorporar o produto ao sistema público de imunizações. O governo avaliará custo, efetividade e impactos epidemiológico e orçamentário da incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde.
O secretário Nelson Tavares acredita que a vacina é um avanço importante, mas que não pode servir de desculpa para se descuidar no combate ao mosquito.  A promessa do fabricante é de proteção de 93% contra casos graves de dengue, redução de 80% das internações e eficácia global de 66% contra todos os tipos do vírus.

A vacina é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos e protege contra os quatro tipos do vírus da dengue. O imunizante deve ser aplicado em três doses, com intervalos de seis meses.

Nos siga no Google Notícias