ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

No interior, 1200 kg de produtos são apreendidos

Redação | 12/11/2010 11:20

Desde segunda-feira (8) a Decon (Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), reforçaram as ações no interior do Estado para fiscalizar o trânsito e comércio de produtos de origem animal clandestinos.

Foi feita uma barreira em Guia Lopes da Laguna, na rodovia que liga o município à Capital. Foram fiscalizados também estabelecimentos comerciais das cidades de Jardim, Bonito, Bodoquena e Miranda.

Foram apreendidos 1200 quilos de produtos clandestinos (carne bovina, lingüiça, frango e suínos). Em Jardim foi encontrado um matadouro clandestino que fica em uma propriedade rural distante seis quilômetros da cidade, os policiais e fiscais acabaram pegando o proprietário em flagrante no abate ilegal. No total foram encontrados dez animais suínos, sendo que quatro deles já haviam sido abatidos e outros seis animais aguardavam o abate em um caminhão.

Os fiscais apreenderam o material que, em seguida, foi destruído pela Vigilância Sanitária local, assim como os outros produtos apreendidos. Já aqueles animais que se encontravam vivos, foram encaminhados de volta à sua origem, no Distrito de Vista Alegre.

O objetivo inicial da ação era orientar as pessoas que trafegavam nas rodovias ou possuem comércio de vendas produtos de origem animal. No entanto, os fiscais constataram que os estabelecimentos além de desrespeitar os consumidores, criam uma concorrência desleal comercializando os produtos clandestinos.

Além de procedimento administrativo, os responsáveis pelo material apreendido responderão a inquérito policial, por crime contra as relações de consumo, cuja pena pode variar de 02 a 05 ano de prisão.

Nos siga no Google Notícias