ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

No posto mais violento, médicos lançam campanha pela paz

Redação | 10/11/2010 09:21

Médicos lançaram esta manhã uma campanha para reduzir os índices de violência nos postos de saúde de Campo Grande. O objetivo é promover a harmonia entre pacientes e profissionais que atuam nas unidades de saúde.

Documento com denúncias de agressões será protocolado hoje na prefeitura de Campo Grande, com um abaixo-assinado composto por 1.500 nomes. O material também será entregue no MPE (Ministério Público Estadual), Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e no governo estadual.

Pesquisa feita pelo Sinmed (Sindicato dos Médicos), com base nos registros feitos em nove postos de saúde, de janeiro a 23 de setembro deste ano, contabiliza 345 relatos de violência.

São agressões a trabalhadores, xingamentos e até danos contra os veículos dos funcionários dos postos.

A unidade de saúde do bairro Vila Almeida lidera em ocorrências de agressões contra profissionais da saúde em Campo Grande. No local, foram registrados 17% dos 345 relatos de violência em 8 meses de 2010.

A Unidade 24 horas do Bairro Coronel Antonino está em segundo lugar na lista de agressões, com 16% das ocorrências. Nesta unidade, de um telefone celular, uma cena de violência foi registrada.

A agressão ocorreu no período do estudo feito nos postos de saúde. Passado o tumulto, os profissionais descobriram que o paciente agressor era foragido da Justiça, segundo o Sinmed.

"Dignidade é a palavra-chave deste movimento", diz o médico Renato Figueiredo, responsável pelo levantamento.

Ele ressalta que hoje começa a luta contra a violência ambiente de trabalho. "A campanha não tem data para terminar", completa.

O médico destaca ainda que a melhora nas condições dos profissionais terá reflexo no atendimento aos usuários do sistema de saúde.

Paciente - As irmãs Aidê e Antônia da Cruz, de 80 e 77 anos, foram hoje ao posto de saúde da Vila Almeida, de onde saíram sem atendimento.

Aidê fez uma cirurgia de câncer de pele e precisava fazer um curativo, porém, na unidade, o procedimento não é feito. A recomendação dada foi para que procurassem outro posto.

"

Nos siga no Google Notícias