ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

No primeiro dia, 12 dos 83 presos se apresentam à Agepen

Redação | 01/02/2010 11:45

Doze presos que tiveram a prisão domiciliar suspensa por decisão judicial se apresentaram hoje ao presídio semiaberto urbano de Campo Grande. O prazo para que os 83 presos se apresentem à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) termina no dia 10 de fevereiro. A partir desta data, eles serão considerados foragidos.

Ainda não há informação oficial sobre o destino dos presos, que tanto podem retornar ao presídio de Dois Irmãos do Buriti, a 105 km da Capital, ou ser levados para a CPA (Colônia Penal Agrícola) de Campo Grande.

No início de janeiro, decisão da 1ª Turma Criminal do TJ/MS determinou a soltura de 307 internos do presídio de Dois Irmãos do Buriti, pois eles deveriam estar no regime semiaberto, mas cumpriam pena no sistema fechado. O pedido de liberação partiu da Defensoria Pública.

Contudo, no dia 22 de janeiro, o desembargador em exercício Manoel Mendes Carli determinou o retorno ao regime semiaberto dos autores de homicídio qualificado, roubo qualificado, latrocínio, extorsão mediante seqüestro e qualificada pela morte, estupro, atentado violento ao pudor, exploração sexual de crianças e adolescentes e tortura. A liminar, válida por 90 dias, atendeu a mandado de segurança impetrado pelo Estado, por meio da PGE (Procuradoria Geral do Estado).

Dos 307 presos que estavam no presídio, 145 foram liberados desde o último dia 18. Desta forma, 62 permanecerão em liberdade. Outros sete já cumpriam pena em regime fechado e 45 foram transferidos para a CPA (Colônia Penal Agrícola) de Campo Grande.

Outros 80 internos, que ainda aguardavam a liberação, permanecerão presos em Dois Irmãos por 90 dias, prazo estabelecido pela liminar.

Nos siga no Google Notícias