ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

No último dia para tirar título, fila dá a volta no TRE

Redação | 05/05/2010 08:26

No último dia para transferência de domicílio eleitoral e para fazer o alistamento para o primeiro título de eleitor, a fila de pessoas que deixaram para a última hora dá voltas no estacionamento prédio do Tribunal Regional Eleitoral, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Nesta quarta-feira o TRE reforçou o quadro de atendentes de dias normais, de 12 funcionários para 59. Ao todo 70 pessoas trabalham hoje, entre atendentes e operacionais. No andar térreo são 19, outros 14 estão trabalhando em terminais extras no auditório, 10 no corredor e 16 nos cartórios eleitorais.

São aguardadas até às 18 horas de 4 a 5 mil pessoas e quem chegar depois desse horário não irá receber senhas para atendimento. Nas filas há funcionários fazendo triagem, o que dá agilidade aos atendimentos. Foram instalados banheiros químicos no estacionamento.

O chefe de atendimento ao eleitor, Luiz Carlos Barbosa, disse que o TRE divulgou amplamente o prazo, com antecedência, mas ainda assim não pôde evitar a fila de última hora. "Avisamos com antecedência, nos meios de comunicação, mas o último dia sempre é assim", disse.

O pastor Raul Souza e a esposa Rute Souza foram ao local para fazer transferência de domicílio. "Tentamos fazer pela internet e não conseguimos, mas o atendimento está rápido", diz.

Adrielly Ferreira da Silva, que logo vai completar 18 anos, disse não teve tempo de ir antes ao TRE, por conta do trabalho e que não conseguiu, inclusive, avisar o patrão que chegaria atrasada hoje. Dentre as pessoas que esperavam na fila, várias foram tirar a segunda via, serviço para o qual o prazo não é encerrado nesta quarta-feira.

Era o caso de Maior Aparecida Vitório, de 51 anos. Ela entrou na fila às 7 horas e às 8h30, quando estava chegando a vez dela de ser atendida, encontrou o título na bolsa.

O soldado Ronaldo Maia Nunes Junior, de 18 anos, conta que foi tirar o título para regularizar a situação, mas não deve votar porque estará de serviço e neste caso fica desobrigado.

Cláudio Diniz da Silva, 32 anos, que oferecia serviço de plastificação em uma tenda no estacionamento, também aproveitou a concentração de pessoas para vender refrigerantes aumentar o lucro.

De janeiro a maio deste ano o TRE já fez 27.567 atendimentos, a maioria para emissão de primeiro título e transferência. No último ano eleitoral, em 2008, foram atendidos de janeiro a maio 37.689 eleitores.

Nos siga no Google Notícias